VÍDEOS: Rua vira rio e Apiúna enfrenta estragos com 2º enxurrada em poucos dias

Em pouco menos de uma semana, o município de Apiúna, no Vale do Itajaí, voltou a enfrentar estragos provocados pela forte chuva registrada na noite desta segunda-feira (4). De acordo com a Defesa Civil, a enxurrada causou preocupação nos bairros Ribeirão Carvalho, São Pedro, Neisse Central, Bracinho e Subida, que foram os mais afetados. Imagens compartilhadas mostram ruas alagadas e pontes arrancadas (veja abaixo).

Ruas ficaram alagadas e pontes foram arrancadas - Defesa Civil/Reprodução/ND

1
5

Ruas ficaram alagadas e pontes foram arrancadas – Defesa Civil/Reprodução/ND

Rua virou rio e Apiúna enfrentou estragos com 2º enxurrada em poucos dias  - Defesa Civil/Reprodução/ND

2
5

Rua virou rio e Apiúna enfrentou estragos com 2º enxurrada em poucos dias – Defesa Civil/Reprodução/ND

Defesa Civil confirmou uma tromba d'água em Apiúna - Defesa Civil/Reprodução/ND

3
5

Defesa Civil confirmou uma tromba d’água em Apiúna – Defesa Civil/Reprodução/ND

Rua virou rio e Apiúna enfrentou estragos com 2º enxurrada em poucos dias  - Defesa Civil/Reprodução/ND

4
5

Rua virou rio e Apiúna enfrentou estragos com 2º enxurrada em poucos dias – Defesa Civil/Reprodução/ND

Ruas ficaram alagadas e pontes foram arrancadas - Defesa Civil/Reprodução/ND

5
5

Ruas ficaram alagadas e pontes foram arrancadas – Defesa Civil/Reprodução/ND

Nas últimas 12 horas, foram 90 milímetros de chuva. E nos últimos dois dias o volume de chuva chegou a 155 milímetros, segundo a Defesa Civil. “Foram chuvas em curto espaço de tempo, a gente teve 70 milímetros em pouco mais de duas horas”. A Defesa Civil ainda confirmou uma tromba d’água na cidade.

A nota oficial da Defesa Civil de Apiúna explica que durante a noite e madrugada as equipes da Secretaria de Obras e Defesa Civil trabalharam para reestabelecer a passagem a todos os moradores. Ao todo, sete casas no bairro São Pedro foram atingidas pela enxurrada. Não há registros de pessoas feridas na noite desta segunda-feira.

Confira a enxurrada que atingiu Apiúna

Bairro São Pedro, em Apiúna, nesta segunda-feira (4) – Vídeo: Defesa Civil/Reprodução/ND

Rua virou rio na noite desta segunda-feira (4) – Vídeo: Defesa Civil/Reprodução/ND

Um levantamento feito pela Defesa Civil do município elenca que quatro pontes foram danificadas e um ônibus com alunos da rede estadual de ensino foi escoltado até seu ponto final de parada para maior segurança. “Os trabalhos no dia de hoje continuam, a previsão é que tenhamos chuva novamente, solicitamos a população que tomem os devidos cuidados diante do atual cenário”, conclui a nota.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do município, a enxurrada de ontem foi pior do que a última forte chuva que atingiu a cidade na noite de 28 de fevereiro. Na ocasião, pontes foram destruídas, a tubulação entupiu e a água invadiu algumas casas. Somente na localidade de Ribeirão Carvalho, por exemplo, 16 bombeiros, duas ambulâncias, dois caminhões, um veículo 4×4 e duas embarcações não motorizadas foram empenhadas para ajudar. Diversas casas foram atingidas.

Chuvarada causa transtornos em cidades do Alto Vale

No final da tarde e início da noite desta segunda-feira (4), uma forte chuva atingiu a região do Vale e Alto Vale do Itajaí, causando alagamentos e transtornos para motoristas que precisaram trafegar em meio às ruas tomadas pela água.

Em Presidente Getúlio, a Defesa Civil registrou mais de 30 mm de chuva nas últimas horas. O bairro Revólver foi um dos mais afetados, onde um córrego encheu rapidamente. Um vídeo feito no local mostra a força da pequena enxurrada que se formou na localidade. Outro registro feito na cidade mostra carros tendo que passar por entre as vias alagadas, próximo à empresa Dalila Têxtil.

No município de Ibirama, moradores registraram a mesma situação enfrentada em Presidente Getúlio. Em frente à empresa Omil, a via foi completamente tomada pela água.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.