Chuvas em SC: frente fria se desloca do Estado, mas tempo continua instável nesta terça

A manhã desta terça-feira (5) amanheceu com céu encoberto e chuvas em Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, a condição do tempo é influenciada pela frente fria, que está se deslocando lentamente para o Paraná.

Imagem ilustrativa para falar sobre as chuvas em Santa Catarina

Defesa Civil de Santa Catarina alerta que ainda há risco de pancadas de chuvas no Estado – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

O órgão afirma que, na região Sul do Estado, as chuvas continuarão pela manhã com intensidade moderada e potencialmente forte. Nas demais regiões, o fenômeno retorna entre a manhã e a tarde, na forma de pancadas.

Apesar disso, o risco de temporais localizados deve ocorrer no Norte de Santa Catarina, especialmente na divisa com o Paraná, segundo a Epagri Ciram.

Quais são os riscos das chuvas em Santa Catarina?

A Defesa Civil alerta que o risco é moderado a pontualmente alto para as ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.

Imagem ilustrativa de dois pontos com a presença de alagamento para falar sobre o que fazer nessas situações em caso de alagamentos, para matéria sobre chuvas em Santa Catarina

As chuvas em Santa Catarina podem ocasionar alagamentos em várias regiões do Estado – Foto: GMF/Divulgação/ND

O que fazer nesses casos?

O órgão aponta que em casos de chuvas intensas é recomendado não transitar em áreas alagadas, pois o risco de contrair uma doença é elevado.

Além disso, os pais devem estar atentos às crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, por conta do risco de enxurradas.

Temperatura em SC

As temperaturas variarão nesta terça-feira e terá presença de chuvas em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Durante a tarde, as temperaturas máximas devem oscilar entre 23°C e 27°C. No planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, no entanto, elas devem variar entre 15°C e 19° C.

Enquanto isso, o mar estará muito agitado, segundo a Defesa Civil. As ondas atingirão entre 2 e 2,5 metros, nas direções sul/sudeste, e na costa de Florianópolis terão picos de 3 metros. As ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressacas podem ser de nível moderado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.