Vereador Maikon Costa, do PL, é cassado pela Câmara de Florianópolis

O vereador Maikon Costa (PL) teve o mandato cassado na noite desta segunda-feira (4) pela Câmara de Florianópolis. A decisão teve 17 votos favoráveis e 4 contrários, tendo como base uma denúncia do suplente, Sargento Matos (PL), que acusou o parlamentar de impedi-lo de legislar quando esteve por 30 dias no exercício do mandato por licença de Maikon.

Maikon Costa (PL) é vereador em Florianópolis – Foto: CMF/Divulgação/ND

Maikon é oposição ao prefeito Topázio Neto (PSD) e acredita que isso foi determinante para a decisão dos vereadores, que tem a maioria na base do governo.

“Cassamos um vereador pelo excesso, cassamos um vereador porque ele fala demais. (…) Vocês estão dando um tipo no pé. A sociedade pensa que não é preciso ter um Maikon aqui dentro, mas vários Maikons”, disse o parlamentar em seu último discurso na tribuna da Câmara.

“Finaliza um vereador e nasce uma liderança. (…) Não vamos parar, vamos continuar. Posso ter pecado pelo excesso, mas não pequei pela omissão”, afirmou, sob emoção.

Veja como votaram os vereadores na cassação de Maikon Costa

17 vereadores votaram para cassar Maikon Costa – Foto: REPRODUÇÃO/TV CÂMARA FLORIANÓPOLIS/ND

Cassação acontece após adiamento

A votação que aconteceu nesta segunda-feira aconteceu depois de os vereadores esvaziarem a sessão de quarta-feira (28). Apenas seis parlamentares compareceram e são necessários no mínimo oito para ter quórum.

O adiamento foi interpretado por Maikon como uma manobra, pois a cassação depende de 16 votos, o que não teria com uma sessão com apenas oito vereadores.

Na ocasião, Maikon Costa usou seus perfis na internet para gravar vídeos e questionar o que ele chamou de “vergonhosa” postura da Câmara de Vereadores de boicotar a sessão de quarta-feira.

“É uma vergonha o que estão fazendo aqui e isso só está sendo feito porque, certamente, não conseguiram o número mínimo de votos para a minha cassação”, disse após o adiamento.

Maikon Costa escapou de outras três cassações

Maikon Costa, é importante lembrar, já esteve às vias de ser cassado em outras três oportunidades: duas foram vetadas antes de ir a plenário. A outra, em 2019, não arrecadou o número de votos suficientes.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.