Seguindo as tendências de outras cidades catarinenses, Itajaí iniciou a montagem da Vila da Saúde nesta segunda-feira (4), local destinado ao atendimento de pessoas com sintomas de dengue.
A estrutura ficará no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. A previsão é que o novo espaço comece a funcionar na próxima semana e fique ativo por 90 dias.

Vila da Saúde deverá operar por 90 dias a partir da semana que vem – Foto: Prefeitura de Itajaí
O espaço terá cerca de 3 mil m2 de área com 10 consultórios médicos, 100 pontos de hidratação, além de consultórios de enfermagem, banheiros e recepção.
“Nossa intenção é que os pacientes com suspeita de dengue sejam acolhidos nesse espaço e recebam toda assistência necessária”, explica o diretor executivo de Ações em Saúde de Itajaí, Gustavo Pereira.
De acordo com o Município, no local, pacientes serão encaminhados para exames de diagnóstico no mesmo dia e terão acesso a hidratação e tratamento. Os casos mais graves devem ser direcionados para as UPA’s.
Saiba como denunciar possíveis focos de dengue em Itajaí
A principal forma de denunciar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti é por meio do aplicativo Conecta.í, que foi recentemente atualizado para que seja possível acompanhar o andamento da denúncia.

Pelo app Conecta.í é possível denunciar focos do mosquito transmissor da dengue – Foto: Prefeitura de Itajaí
Para denunciar, basta acessar o menu “Dengue” na tela principal do aplicativo, depois clicar em “Denúncia” e preencher o formulário. Será necessário descrever a situação, informar o endereço e anexar fotos.
Já no portal da dengue de Itajaí, é possível obter informações sobre os casos da doença, como o número de confirmados, notificados, prováveis e também de óbitos.
As localidades com maior número de casos da dengue são Cordeiros, Barra do Rio, Cidade Nova, São Vicente e Espinheiros.
No total, são 1.312 casos confirmados da doença e dois óbitos, o último registrado nesta segunda.