A Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) entregou o ofício com o pedido de intervenção do Governo Federal para obras que buscam a diminuição do número de acidentes no ‘trevão do Irani’ no Oeste de SC. Demanda foi apresentada durante a Frenlogi (Encontro Regional Sul do Brasil de Infraestrutura e Logística).
Trevão do Irani
O ‘trevão do Irani’ compreende a junção das Brs 153 e 282 e é conhecido pelos vários acidentes e vítimas fatais. O atual prefeito de Irani, Vanderlei Canci (PP), destacou que alguns trechos da estrada estão precários e intransitáveis.
Canci ressaltou que o trajeto está no corredor do Mercosul, por onde passa 80% da produção de toda a região. Além dos 14 municípios da microrregião, o ofício da Amauc também representou 100 cidades do Oeste.
Durante o encontro, foi apresentado também o pedido para a construção de vias marginais na BR-153 em Concórdia e Irani.
Objetivo do encontro
O objetivo do encontro foi discutir a realidade do transporte e logística nos três estados do Sul do Brasil. A Amauc aproveitou a presença de deputados federais de SC para reforçar essas demandas antigas.
Conforme a associação, além de desafogar o trânsito e garantir a segurança dos usuários, as melhorias trarão um impacto econômico com a possibilidade de novas áreas empresariais.
Ainda, Vanderlei implorou por novas obras na BR-153, uma das principais rodovias do estado. “Fala-se em portos e aeroportos, mas estamos em uma região de forte importância para o agronegócio e merecemos atenção”, finalizou.
Sobre o evento
O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional e foi realizada na quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Além de Canci, a Amauc foi representada nesse evento pelo prefeito de Piratuba e atual presidente da Amauc, Olmir Paulinho Benjamini e o secretário executivo da associação, Vanderlei Picinini.