A cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, participa do Dia “D” de combate à dengue. O mutirão será realizado neste sábado (2), nos bairros Itoupava Norte, Tribess, Velha e Água Verde, das 7h às 13h.

Dia ‘D’de combate à dengue: Blumenau faz mutirão em quatro bairros da cidade – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND
Conforme a Semus (Secretaria de Promoção da Saúde) o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância de prevenir e controlar a dengue.
Blumenau contabilizou mais 449 casos confirmados da doença nos últimos dias, de acordo com a secretaria. Ao todo, a cidade conta com 3.221 casos prováveis. Cerca de 22 pessoas estão internadas em enfermaria e duas na UTI (Unidade de terapia intensiva).
Dia “D” de combate à dengue
Na programação estão previstas ações de vistoria, limpeza, distribuição de panfletos informativos e o compartilhamento de informações educativas em quatro bairros da cidade.
Na região da Itoupava Norte, a equipe visitará a Vila Vitória, nas proximidades da Rua Fritz Spernau. Para o Tribess, o mutirão será concentrado nas ruas Júlio Michel e transversais, próximo à Estratégia Saúde da Família Evacir Barth.
Já no bairro Velha, as ruas Araucária e transversais, que ficam próximas à empresa Compensados Blumenau, serão contempladas com a visita da equipe de combate à dengue. No bairro Água Verde, a ação focará nas ruas Johann Ohf e transversais, nas imediações do Residencial Cancun.
O secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, destacou a importância da participação da cidade no Dia “D” de combate à dengue.
“É mais uma oportunidade para aumentar a conscientização da população sobre os riscos da doença. Ações como esta ajudam a reduzir os casos de dengue em nosso município e a proteger a saúde pública da nossa cidade”, comentou.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Eleandra Casani, enfatiza que as medidas de prevenção auxiliam na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
“Além disso, os mutirões servem para mobilizar a comunidade a pensar no coletivo, seja aumentando os cuidados ou controlando a proliferação da doença”.
O ‘Dia D’ é uma mobilização nacional para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.