10 razões para contar com uma assessoria de imprensa no varejo

Por Davi Paes e Lima, jornalista, especialista em comunicação empresarial, assessor de imprensa há mais de 20 anos e diretor na Paes e Lima Comunicação.

Pensar em uma estratégia de comunicação para um varejista – seja uma empresa de médio ou grande porte – sem levar em conta o relacionamento com os profissionais da imprensa é praticamente inconcebível – eu arriscaria até dizer irresponsável. 

Ignorar a relevância dos inúmeros canais de comunicação – sejam os meios “tradicionais” ou as inúmeras plataformas digitais nas quais todos os principais veículos também se fazem presentes -, acreditando que explorar somente os seus próprios canais de divulgação é suficiente (e eficaz) para divulgar suas soluções, produtos e serviços e – talvez o maior trunfo da Assessoria de Imprensa – conquistar a devida credibilidade e reputação de marca, é não enxergar e dar vazão a todas as possibilidades de espaços em que a sua empresa pode estar inserida, e com recorrência.

Pensando especificamente no setor varejista (não que esse conteúdo não valha para outros setores), trago aqui pelo menos 10 bons motivos para justificar a contratação de uma Assessoria de Imprensa para compor uma estratégia “360” de comunicação corporativa.

1- Visibilidade e projeção da marca

Todo o escopo que integra uma estratégia de assessoria de imprensa pode  ser eficaz para que a marca da empresa esteja regularmente presente em diferentes meios de comunicação. Isso inclui: a cobertura jornalística de lançamentos de produtos e novas soluções/serviços; artigos de opinião assinados por porta-vozes da companhia sobre assuntos relevantes para o setor varejista, principalmente explorando temas factuais; produção constante de sugestões de pauta aproveitando datas importantes do calendário varejista; abastecimento da imprensa com sugestões de notas e imagens com registros de conquistas como prêmios e certificações de expressão para o setor; divulgação de iniciativas de responsabilidade social, como projetos de sustentabilidade e outras ações que impactam de forma positiva a sociedade; entre muitas outras oportunidades de pauta que cabe à Assessoria identificar no dia a dia do cliente o que tem ou não apelo jornalístico para despertar o interesse da mídia. Essa visibilidade constante fortalece o reconhecimento da marca – assim como também fortalece o vínculo da marca e suas fontes perante à imprensa – e ajuda a construir e solidificar uma imagem positiva na mente dos consumidores.

2- Construção (e manutenção) de credibilidade

A constância da presença da empresa em veículos de mídia contribui para aumentar a percepção de credibilidade e solidez da marca aos olhos do público. Lembrando que hoje quando falamos em veículos de mídia isso vai muito além da chamada “mídia tradicional”; muitos jornais, revistas e emissoras de TV e rádio ainda desempenham papéis importantes na sociedade e possuem audiências que não podem ser ignoradas, todavia é válido frisar que grande parte dessas mídias também se fazem presentes em redes que estão, literalmente, na nossa palma da mão: Instagram, Linkedin, Twitter/X, Facebook, Youtube, newsletters, podcasts e tantos outros meios pelos quais buscamos informação no dia a dia. Quando um varejista ganha destaque em matérias jornalísticas ou entrevistas, por exemplo, mesmo em veículos hiperlocais como portais noticiosos da sua região, a empresa ganha uma “validação externa” – o que é fundamental para “furar a bolha” e estabelecer confiança com os consumidores.

3- Gestão de crises de comunicação

O varejo é um setor muito dinâmico; assim, problemas podem surgir a todo o momento, seja por questões relacionadas a produtos, atendimento ao público, serviços prestados ou até mesmo polêmicas envolvendo a empresa. E nos dias de hoje, um vídeo de poucos segundos gravado em uma loja pode ir parar nas redes sociais e conquistar um grande alcance – e aí uma reputação que levou anos para ser construída pode ser colocada em cheque. Uma assessoria de imprensa bem preparada e, principalmente, bem alinhada com outros setores da empresa, como marketing e comunicação corporativa, pode ser um fator decisivo na gestão de crises de comunicação. São momentos delicados em que é necessária uma soma de aptidões, tais como: agilidade; pró-atividade; organização; bom relacionamento com os jornalistas e os principais veículos de comunicação que costumam se relacionar com a empresa; compromisso com a verdade; e um discurso coeso e devidamente alinhado, que seja informativo, supra a carência de informações de quem busca comunicar (imprensa) e ao mesmo tempo preserve a integridade do assessorado. Com uma boa condução, a Assessoria contribui de forma contundente para minimizar danos à reputação da empresa.

4- Educação do público (interno e externo)

Ao compartilhar com o público as atividades da empresa, seja pelos seus canais próprios da marca como através de pautas produzidas pela Assessoria e enviadas como sugestão aos inúmeros canais da imprensa, se constrói uma relação mais próxima e engajada com os consumidores. Com uma estratégia bem executada e, claro, a longo prazo, cria-se uma sensação de “intimidade”, uma identificação entre marca e consumidor. Através de notas e releases produzidos pela assessoria de imprensa, a empresa pode apresentar novidades sobre seus produtos, serviços e iniciativas que tenham apelo jornalístico – como campanhas filantrópicas e campanhas promocionais.

5- Monitoramento da concorrência

Nem tudo é sobre promover e divulgar a empresa. No dia a dia do trabalho de uma assessoria de imprensa, há também muitas outras tarefas que são primordiais e podem fazer a diferença para o cliente – ainda mais se tratando do segmento varejista, onde o que valia para hoje pode mudar do dia para a noite. O monitoramento da cobertura da mídia relacionada aos seus principais concorrentes é uma dessas tarefas que muitos nem sabem que integra o escopo de uma assessoria de comunicação. Tal acompanhamento permite que o cliente esteja atualizado sobre as estratégias de comunicação da concorrência, bem como ficar a par de seus pontos fortes e fracos, de acertos e erros; esse panorama traz insights valiosos, que podem ser úteis na hora de rever alguma abordagem e, assim, assegurar que as estratégias de comunicação em andamento sigam relevantes e atrativas para o mercado.

6- Incremento nas vendas

Principalmente se tratando de varejo, quando há uma constante divulgação de promoções e campanhas alusivas a datas comemorativas, uma cobertura positiva na mídia pode impulsionar o interesse dos consumidores nos produtos ou serviços da empresa, impactando positivamente no aumento das vendas. Artigos, avaliações de produtos, notas sobre lançamentos, matérias divulgando promoções e outros formatos de conteúdo em veículos de comunicação podem influenciar diretamente a decisão de compra dos consumidores. Neste caso, a assessoria de imprensa pode transformar a visibilidade da marca em clientes em potencial.

7- Relacionamento com stakeholders

Além da conexão com consumidores, a assessoria de imprensa também desempenha um papel importante na construção e manutenção de relacionamentos com outros stakeholders, como investidores, parceiros comerciais, ONG’s e órgãos do governo. Atividades cotidianas realizadas pela Assessoria, como envio de comunicados de imprensa, posicionamento de diretores e outros executivos da companhia em entrevistas e participação da empresa em eventos contribuem para a transmitir a visão, valores e compromissos da marca para além do público consumidor.

8- Atrair e reter talentos (um grande desafio para muitas redes)

Uma presença sólida na mídia não apenas fortalece a imagem da marca entre os consumidores, mas também propaga uma imagem positiva da mesma entre profissionais que vislumbram oportunidades de recolocação no mercado de trabalho. Uma empresa bem vista na imprensa, que repercute assiduamente por suas realizações positivas, é mais atrativa para talentos em potencial. Isso facilita em especial a área de recursos humanos, contribuindo para o recrutamento e a retenção de colaboradores qualificados.

9- Suporte para ações de marketing

A assessoria pode somar às iniciativas de marketing da empresa, contribuindo com conteúdo de valor para campanhas publicitárias, ativações da marca e estratégia de redes sociais. A cobertura da mídia – neste caso, de veículos que cobrem editorias como Comunicação e Marketing – pode ser uma aliada na divulgação de campanhas de marketing, reforçando a mensagem da empresa, fortalecendo o seu posicionamento e funcionando como prova social e validação externa.

 10- Acompanhar tendências e obter insights do mercado

Um time de assessoria de imprensa bem informado e em sinergia com o mercado em que o cliente atua está constantemente monitorando as tendências e movimentações do mercado, como mudanças nas preferências dos consumidores e novos rumos do setor varejista. Esses insights podem, muitas vezes, ser úteis para (re)ajustar a estratégia de comunicação da empresa, encontrar oportunidades para inovação em alguma área e até mesmo antecipar possíveis desafios. Monitorar tendências tende a contribuir para a empresa manter-se relevante e competitiva.

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