Nova fase da Mensageiro inclui entre investigados o deputado estadual Emerson Stein

Depois de praticamente um ano em silêncio, a Operação Mensageiro está de volta. Na manhã desta segunda-feira, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e Geac (Grupo Especial Anticorrupção) do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), deflagraram a 5ª Fase da da investigação. Desta vez, um dos alvo é um deputado estadual: Emerson Stein (MDB), ex-prefeito de Porto Belo.

A quarta fase da Operação Mensageiro havia sido deflagrada em 27 de abril do ano passado, com a prisão de oito prefeitos e outros agentes públicos. Desta vez, o foco são duas cidades catarinenses – uma na Foz do Rio Itajaí, outra no Vale do Itopocu – e em vez da coleta de lixo, os contratos investigados tratam de abastecimento de água e iluminação pública.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão – entre eles, o que envolve o deputado estadual Emerson Stein. O emedebista comandou a prefeitura de Porto Belo até abril de 2022, quando renunciou para concorrer a deputado estadual. Primeiro suplente, assumiu o mandato em 2023 com a licença de Jerry Comper (MDB) para assumir a Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Segundo o MP-SC, após mais um ano de análise das evidências coletadas, da realização de novas diligências investigativas e com a depoimentos de diversas testemunhas e investigados, foi identificada a possibilidade da prática de novos crimes envolvendo, dessa vez, a prestação de serviços de abastecimento de água e de iluminação pública em dois municípios catarinenses. Uma das ordens judiciais de prisão preventiva foi cumprida no Estado de São Paulo.

 A Polícia Rodoviária Federal presta apoio no cumprimento das buscas.

A apuração ainda corre em sigilo, por determinação judicial, mas, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.  

Em andamento desde 2022, a Operação Mensageiro é responsável pela prisão preventiva de 15 prefeitos envolvidos em um suposto esquema de propinas para celebração de contratos de terceirização que teria uma epicentro a atuação da empresa Serrana, de Joinville. Parte deles já responde a processos.


Foto: Ex-prefeito de Porto Belo, deputado estadual Emerson Stein (MDB) é um dos investigados na 5ª fase da Operação Mensageiro.
Crédito: Bruno Collaço, Agência AL.

O post Nova fase da Mensageiro inclui entre investigados o deputado estadual Emerson Stein apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.