Bebê Rena: entenda por que série da Netflix chocou público

Bebê Rena (Baby Reindeer), nova série da plataforma de streaming Netflix, foi lançada no dia 11 de abril e continua chocando o público. Isso porque a produção conta a história real vivia por Richard Gadd, criador, produtor, roteirista e também o protagonista da série.

Cartaz da série Bebê Rena mostra homem sentado em frente a janela de vidro usando casaco amarelo e um chifre de rena

Bebê Rena é uma produção da Netflix lançada em abril deste ano – Foto: Divulgação

Afinal, o que tem de diferente em Bebê Rena?

Na série Bebê Rena, Richard vive o comediante Donny Dunn – que nada mais é do que ele mesmo – um jovem que enfrenta diversos obstáculos para conseguir uma carreira de sucesso no mundo artístico, mas tem como principal emprego a função de atendente em um pub em Londres.

A história ganha uma virada quando Martha (Jessica Gunning) entra no caminho de Donny. Ao chegar no bar, Martha se vende como uma grande advogada cheia de contatos importantes – mas que na realidade não possui dinheiro nem mesmo para pagar a própria bebida.

Depois de oferecer um chá como cortesia da casa, o atendente – mesmo sem saber – alimenta o início de um vínculo nada convencional com sua perseguidora.

Cartaz de bebê rena

Cartaz divulgação mostra Martha ‘protegendo’ Donny, o bebê rena – Foto: Divulgação

A série gerou grande repercussão justamente por contar episódios da história de Richard Gadd com a sua ‘stalker’. Na série ele explica que ela sempre enviava emails a ele com erros ortográficos em palavras simples e assinava ao final como se a mensagem tivesse sido mandada de um dispositivo iPhone – mesmo ela utilizando o computador.

Um dos grandes pontos da trama é o fato do protagonista, mesmo incomodado com a perseguição feita por Martha, se compadecer e considerá-la uma pessoa gentil.

Na internet, os comentários de quem já assistiu a série são de empatia com o roteirista que interpreta uma versão de si mesmo.

Além de sofrer com a perseguição da mulher na série, Donny também sofre episódios de abuso sexual de um roteirista com quem trabalhava na época, que o influencia ao consumo de drogas e excesso de álcool.

Alerta de spoiler a seguir!

No último episódio, Donny ouve uma das inúmeras mensagens deixadas por Martha em sua caixa postal. Nela, a perseguidora conta o motivo de chamá-lo de ‘bebê rena’.

No áudio, Martha lembra que, quando era criança, ganhou uma rena bebê de pelúcia dos pais e sempre que eles brigavam, ela se apegava ao objeto como forma de conforto e que ele era uma espécie de companheiro dela em momentos difíceis.

Para Martha, Donny era igual ao brinquedo que ela tinha na infância, “fofo” e que inspirava segurança.

Na internet, o público que assistiu à produção começou a buscar pelos personagens na vida real e conduzir ‘investigações próprias’, o que gerou alerta em Gadd, que se pronunciou pedindo que todos parassem de acusar aleatoriamente as pessoas que conviviam com ele.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.