A soroterapia é um tipo de suplementação introduzida diretamente na veia dos pacientes e que promete ajudar a melhorar a imunidade, ganho de massa muscular e até contribuir para o crescimento dos cabelos, mas especialistas explicam que o ‘soro da beleza’ não funciona dessa forma.

Influenciadora digital Franciny Ehlke foi muito criticada após publicar foto fazendo sessão com ‘soro da beleza’ – Foto: Instagram/Reprodução/ND
A prática virou uma tendência entre famosas como a influenciadora digital brasileira Franciny Ehlke, Gabriela Pugliesi e até celebridades internacionais como Kim Kardashian.
Como funciona a soroterapia?
Também chamada de ‘soro da beleza, a terapia supostamente é uma junção de vitaminas e minerais, como vitamina C, zinco e magnésio, que prometem benefícios que vão desde o emagrecimento e o fortalecimento das unhas, até a cura da ressaca. No entanto, médicos alertam para “enganação” já que não há comprovação científica sobre os efeitos em pessoas que não tenham escassez desses componentes.
“Não tem evidência científica de que funciona, isso deixa apenas o seu xixi mais caro, sem te trazer benefício algum”, afirma o reumatologista João Alho, em alerta nas redes sociais.
Segundo o médico, o soro é indicado apenas em casos específicos, como quadros de desidratação e sepse, além da administração dos soros antiofídicos (antiveneno) para pessoas picadas por animais peçonhentos.
“Viu soro colorido, NADH, coenzima q10, soro de imunidade, etc.? Picaretagem. Cai fora”, completa o reumatologista.

Soroterapia virou ‘moda’ na web, mas médicos fazem alerta – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Riscos
Os riscos da aplicação da soroterapia variam e as complicações incluem infecções, alergias, arritmias e, em alguns casos, intoxicação. Outro risco também é quanto a administração que, muitas vezes, é feita em clínicas de estética e farmácias, sem acompanhamento de um médico.
Os valores podem variar de R$ 250 a R$ 2 mil por sessão, dependendo da quantidade de componentes que forem incluídos na terapia.

A influenciadora Hailey Bieber (à esquerda) e a ex-panicat Thais Bianca (à direita) fazendo aplicação de coquetel não comprovado cientificamente – Foto: Reprodução/ND
“O Conselho Federal de Biomedicina informa que a terapia intravenosa ou intramuscular, atividade conhecida como soroterapia ou popularmente ‘soro da beleza’, não é atividade permitida aos biomédicos”, afirmou o CFBM em nota técnica publicada no ano passado.
Especialistas reforçam ainda que a suplementação de qualquer substância deve ser indicada apenas por um médico, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Além disso, muitos nutrientes e vitaminas também podem ser repostos a partir da alimentação balanceada sob orientação profissional.