Com 25 mil metros, maior Escola Sesi de Referência é inaugurada oficialmente em Joinville

“É tudo muito bonito”, é assim que a aluna Helena Varga, de apenas 11 anos, descreve a nova Escola Sesi de Referência em Joinville, no Norte de Santa Catarina, que recebeu investimento de R$ 150 milhões. Com 25 mil metros quadrados dedicados à educação, a unidade foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (26).

Mário Cezar de Aguiar recebeu homenagem dos estudantes durante a inauguração - André Kopsch/ND

1
10

Mário Cezar de Aguiar recebeu homenagem dos estudantes durante a inauguração – André Kopsch/ND

Presidente da Fiesc é um dos idealizadores do projeto - André Kopsch/ND

2
10

Presidente da Fiesc é um dos idealizadores do projeto – André Kopsch/ND

Mário discursou durante o evento de inauguração  - André Kopsch/ND

3
10

Mário discursou durante o evento de inauguração – André Kopsch/ND

Auditório ficou lotado  - André Kopsch/ND

4
10

Auditório ficou lotado – André Kopsch/ND

Governador Jorginho Mello esteve presente  - André Kopsch/ND

5
10

Governador Jorginho Mello esteve presente – André Kopsch/ND

Além dele, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, marcou presença no evento  - André Kopsch/ND

6
10

Além dele, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, marcou presença no evento – André Kopsch/ND

Diversas autoridades estiveram presentes  - André Kopsch/ND

7
10

Diversas autoridades estiveram presentes – André Kopsch/ND

Estudantes se apresentaram na oportunidade  - IMG_2159

8
10

Estudantes se apresentaram na oportunidade – IMG_2159

Eles encantaram quem prestigiou o evento  - André Kopsch/ND

9
10

Eles encantaram quem prestigiou o evento – André Kopsch/ND

Espaço inaugurado é referência no Brasil  - André Kopsch/ND

10
10

Espaço inaugurado é referência no Brasil – André Kopsch/ND

Para Helena, a aula que mais a inspira é a educação física. “Quero ser jogadora de futebol quando crescer”, conta, cheia de sonhos. Mas a escola Sesi de Referência oferece um currículo muito além das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Aliado ao currículo comum, a metodologia utilizada pela unidade é a “Steam”, um acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O movimento Steam garante uma educação de qualidade aos dois mil alunos que já estudam na escola desde fevereiro de 2024.

Escola Sesi de referência é inaugurada

Escola Sesi de Referência foi oficialmente inaugurada – Foto: André Kopsch/ND

Para o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), Mário Cezar de Aguiar, a Escola Sesi de Referência é mais do que um centro educacional, é uma formadora de realizadores. “A qualidade de conhecimento que estamos transmitindo para os estudantes vai fazer a diferença no futuro”, garante o presidente.

A escola oferece às crianças e adolescentes uma estrutura completa para abarcar o movimento defendido pela Fiesc. O espaço conta com uma biblioteca, 14 laboratórios, 51 salas de aula, quatro quadras poliesportivas, piscina semiolímpica e espaço para o cultivo de horta.

Desde o ensino fundamental até o médio e profissional, a unidade investe na educação para devolver o recurso dedicado pela indústria nos talentos e escolas regionais.

Construção do futuro

Ainda em 2018, iniciou o sonho da Fiesc melhorar ainda mais o ensino oferecido pela federação. Com o comando de Mário Cezar de Aguiar, a meta foi crescendo aos poucos.

Em 2019, começou a movimentação para a compra de um espaço em Joinville onde pudesse ser construída a maior Escola Sesi de Referência. De acordo com o prefeito da cidade, Adriano Silva, a trajetória para a instalação da unidade iniciou com Mário Filho, um dos herdeiros do presidente da Fiesc.

“Eu e Mário sonhamos sonhamos juntos com uma cidade mais bonita”, conta o prefeito. Joinville, atualmente, é referência na área industrial. Em 2023, foi reconhecida como a melhor cidade do Brasil para empreender.

Preservando a história

Consolidada a maior unidade do Brasil, a Escola Sesi foi construída junto ao Moinho de Joinville, um importante marco da cidade que foi tombado para manter a história da região.

Às margens do rio Cachoeira, a revitalização do Moinho é mais um destaque do projeto executado pela Fiesc. Agora, a escola se entrelaça com a história do município.

O local foi o primeiro porto da cidade e iniciou as operações em 1913. O antigo porto ficou esquecido por algumas décadas, mas foi resgatado e continua sendo revitalizado para integrar a Escola Sesi de Referência.

“Sempre foi um sonho ver o Moinho aberto para a cidade, ainda mais com uma grande escola”, afirma Adriano Silva. De acordo com o prefeito, a Fiesc vem investindo em Joinville ao longo dos anos. “Agradeço ao presidente, Mário de Cezar Aguiar, por ter olhado por Joinville e ter feito feito esse investimento aqui. Toda a cidade ganha”, reitera Silva.

O impacto da escola na cidade foi tão grande, que a Prefeitura de Joinville está reestruturando o trânsito local. A revitalização da rua Urussanga ocorre em ritmo acelerado. Novo binário, semáforos e sinalizações já foram implementadas na via.

Unindo forças para um futuro melhor

A relação da Fiesc com o Grupo ND cresce a cada ano. Planejando a construção e o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, o grupo e a Fiesc têm valores alinhados.

De acordo com o diretor regional do Grupo ND, Silvano Silva, a comunicação faz parte do dia a dia do Sistema S. “Como joinvilenses, é nosso orgulho termos restaurado o Moinho e ganhar esse presente espetacular para a nossa cidade”, afirma.

Formação de realizadores

O governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou da cerimônia de inauguração da Escola Sesi de Referência. Jorginho aproveitou a ocasião para parabenizar Mário Cezar de Aguiar e sua visão para o futuro de Joinville.

“Não é só formação, são laboratórios, conhecimento, inovação, e isso faz a diferença”, afirma o governador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.