Fachin defende investigações rigorosas sobre mortes em operações policiais

O voto favorável do ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Edson Fachin, nesta quarta-feira (24), pode abrir caminho para investigações mais rigorosas sobre mortes ocorridas em operações policiais.

operações policiais

Ministro Edson Fachin dá voto favorável para investigações rigorosas em mortes ocorridas durante operações policiais – Foto: STF/Divulgação/ND

Segundo informações da Agência Brasil, Fachin sugeriu que o MP (Ministério Público) tem o dever de exercer o controle sobre a atividade policial, o que inclui a abertura de investigações em casos de suspeita de envolvimento de agentes de segurança pública em mortes ou ferimentos graves.

Operações policiais devem respeitar os direitos fundamentais

O ministro enfatizou que o descumprimento dessa obrigação pode acarretar responsabilização dos membros do MP. Ele ressaltou ainda que o objetivo não é inibir uma atividade legítima, como a policial, mas sim contribuir para que ela ocorra respeitando os direitos fundamentais.

Além disso, Fachin votou a favor de permitir que o MP solicite perícias em casos criminais e determinou que os governos devem criar leis para garantir a independência dos órgãos de perícia, evitando interferências da polícia em seu trabalho, num prazo de até dois anos.

Após o voto do ministro, a sessão foi suspensa e o julgamento será retomado nesta quinta-feira (25), sem novidades até o momento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.