Jogador de futsal é vítima de insultos racistas em estreia de competição Sub-17 em SC

O Campeonato Catarinense de Futsal Sub-17 começou com goleada. Jogando fora de casa, o Jaraguá Futsal venceu o São Francisco por 9 a 2 na noite de quarta-feira (24), mas o grande jogo do Aurinegro foi ofuscado por um caso de racismo contra um jogador jaraguaense.

Jogo entre Jaraguá Futsal e São Francisco pelo Estadual Sub-17 teve caso de racismo contra jogador aurinegro

Jogador aurinegro é vítima de racismo em jogo no ginásio Waldir Quirino da Luz – Foto: Reprodução/Instagram

O Aurinegro emitiu uma nota de repúdio ainda na noite de quarta-feira informado que um atleta do time foi alvo de insultos racistas de torcedores do São Francisco. De acordo com o clube, todas as providências estão sendo tomadas, como o registro de boletim de ocorrência e verificação de possíveis imagens que possam auxiliar na investigação.

A equipe de Jaraguá do Sul também agradeceu ao time mandante, que não tem relação com o caso que, inclusive, foi relatado ao árbitro da partida. Confira a nota na íntegra:

O técnico do São Francisco, Rafael Farinha, falou sobre o caso e sobre a postura do clube que rapidamente tentou ajudar assim que o episódio foi relatado pelo mesário da partida.

“Ficamos tristes pelo ocorrido, não havia presenciado nenhum caso dessa gravidade com nossos atletas ou atletas adversários. Logo que fomos informados pelo mesário da partida, nossa comissão técnica foi de imediato em direção ao local informado (lado contrário da arquibancada), para poder ajudar da melhor maneira”, contou.

“Muitas vezes os atletas de ambas equipes se conhecem e são amigos, assim como as comissões técnicas tbm, o respeito deve sempre prevalecer. Os torcedores e simpatizantes que comparecem aos jogos devem ser conscientes e ir para torcer e incentivar sua equipe (como a grande maioria dos presentes estavam fazendo) e não ficar hostilizando ou desferindo palavras ofensivas aos adversários e atletas dentro de quadra. O São Francisco Futsal já se colocou à disposição sobre o caso e também buscara alternativas para que casos como esse não se repitam”, complementou.

O São Francisco também publicou uma nota de repúdio em suas redes sociais:

A FCFS(Federação Catarinense de Futsal), também publicou uma nota de repúdio na manhã  desta quinta-feira (25):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.