“Não dá mais para usar mapas antigos”, diz especialista em comportamento de consumo

“Não dá mais para usar mapas antigos para caminhos novos”. Esse foi um dos recados que o especialista em comportamento de consumo Romeo Busarello deu para lideranças supermercadistas de Santa Catarina, nesta quarta-feira (24) à noite, em conversa sobre as transformações no mundo dos negócios. A palestra “Cultura de mudança ou mudança de cultura” foi na sede da Acats, no Estreito, em Florianópolis.

Ele recomendou que os empreendedores fiquem atentos aos hábitos dos consumidores para sobreviverem no mercado. “Muitas empresas não estão captando novos sinais”, lembra Busarello. Ele defende reinvenção permanente para garantir longevidade: “Todos têm que se refundar”.

Busarello, que é catarinense de Rio dos Cedros mas está radicado em São Paulo há 34 anos, destacou ainda a importância de ter um “coração estagiário” – para se manter atualizado sempre – e “levar os olhos para passear”, ou seja, saber o que outros setores estão fazendo e inovando. Ele também chamou a atenção para os reflexos do empoderamento feminino nos negócios de forma geral.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Blumenau, Busarello é pós-graduado em Marketing pela ESPM e mestre em Consumer Behavior pela PUC de São Paulo. Tem mais de 42 anos de experiência de mercado nas áreas de marketing, negócios, ambientes digitais, inovação em empresas nacionais, multinacionais e empresas do setor público.

Desde 2008 é mentor da Endeavor. Em 2011 foi indicado ao Prêmio Caboré, o mais importante e reconhecido prêmio concedido aos profissionais de marketing e comunicação do país.
________________________________________________________________________________________________________________
Romeo Busarello deu a palestra “Cultura de mudança ou mudança de cultura”. Foto: Aline Cabral Vaz, divulgação

O post “Não dá mais para usar mapas antigos”, diz especialista em comportamento de consumo apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.