Risco de câncer: clínica de bronzeamento artificial é interditada no Centro de Florianópolis

Uma clínica de bronzeamento artificial foi interditada no Centro de Florianópolis nesta terça-feira (23). Conforme o Procon de Santa Catarina, o local utilizava máquinas de bronzeamento ultravioletas proibidas pela Anvisa pelo risco de câncer.

foto mostra fiscal do procon passar fita de "local interditado" em máquina de Bronzeamento artificial

Bronzeamento artificial com raios ultravioleta é prática proibida pela Anvisa desde 2009 – Foto: Procon/Divulgação/ND

Conforme o Procon, a clínica tinha um processo administrativo no Procon, que mantinha o direito do local permanecer aberto. No entanto, uma nova decisão do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), determinou que o local fosse interditado.

Segundo o Procon municipal, a empresa é de São Paulo e tem uma filial em Florianópolis. Em São Paulo, a empresa tem uma decisão judicial que permite o funcionamento. No entanto, em Santa Catarina, a interdição foi justificada por determinações da Anvisa.

Clínica era filial de São Paulo em Florianópolis - Procon/Divulgação/ND

1
3

Clínica era filial de São Paulo em Florianópolis – Procon/Divulgação/ND

Clínica interditada fica localizada no Centro - Internet/Reprodução/ND

2
3

Clínica interditada fica localizada no Centro – Internet/Reprodução/ND

Local foi interditado nesta quarta - Procon/Divulgação/ND

3
3

Local foi interditado nesta quarta – Procon/Divulgação/ND

Bronzeamento artificial faz mal?

O bronzeamento artificial ultravioleta foi proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em uma resolução publicada em 2009.

A decisão proibiu a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial de radiação ultravioleta, com finalidade estética.

Segundo a decisão, a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (International Agency for Research on Câncer), instituição vinculada à OMS (Organização Mundial da Saúde), comprovou cientificamente que a exposição de raios ultravioletas sem proteção é o principal fator de risco para o câncer de pele.

Conforme a resolução, não há como determinar um nível de exposição seguro no uso de máquinas de bronzeamento artificial estético, e por isso, o método é proibido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.