Educatec: Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis lança computadores virtuais

Pensando em aproximar os estudantes da tecnologia e igualitar o acesso  aos conteúdos disponíveis digitalmente, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) traz uma novidade que vai diminuir essa distância e dar mais autonomia aos discentes: o Educatec.

Estudante com um computador, em alusão ao projeto Educatec da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Pelo projeto Educatec os estudantes poderão acessar os conteúdos digitais por aparelhos diferentes – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

A comunhão entre ensino e tecnologia deu muito certo e continua rendendo frutos ano após ano com o uso inteligente dos aparelhos e aplicativos, resultando em estudantes mais participativos e criativos.

Porém, um dos maiores desafios da educação pública passou a ser garantir a infraestrutura adequada para que todos os estudantes pudessem ter o mesmo acesso.

Computadores virtuais?

O Educatec trabalha com o conceito de computadores virtuais, em que seus recursos estão armazenados na nuvem (online) e não nas peças físicas que compõem o aparelho, os chamados hardwares.

A ideia inovadora da SME atende às necessidades de milhares de estudantes e professores, igualando as ferramentas básicas para o ensino, que pode ser resumido no lema: “É o seu computador em qualquer lugar, em qualquer dispositivo e a qualquer momento”.

As vantagens de utilizar o Educatec são várias, mas a primeira delas é garantir que, mesmo com um computador ou celular mais antigo e internet não tão rápida, os estudantes e professores consigam fazer suas atividades.

Isso porque a maioria dos programas (softwares) e recursos necessários estão na nuvem, incluindo a própria banda de internet – pois é, internet virtual. Além disso, o acesso pode ser feito por qualquer máquina e de qualquer lugar.

A tecnologia dos computadores virtuais ajuda também no meio ambiente. Hoje, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo, com cerca de dois milhões de toneladas por ano. Com a utilização de tecnologias como o Educatec, não é necessária a troca imediata de novos equipamentos, gerando economia para o bolso e também para o planeta.

Quando começa o Educatec?

No total, mais de dez mil pessoas, integrantes da comunidade escolar, terão acesso ao Educatec. O planejamento é de que todos os professores estejam formados em abril, num total de 20 capacitações.

A partir daí, as turmas de oitavo e nono ano já estarão prontas para começarem a usar o sistema neste mesmo mês, tudo com os estudantes recebendo suporte dos assessores designados pela Secretaria Municipal de Educação.

O sistema operacional será o Windows, com todo o pacote Office (Word, Excel, PowerPoint). Cada usuário terá um terabyte (TB) de armazenamento e todo o processo é feito com segurança máxima e dados criptografados em todas as camadas.

E o grande recurso diferencial do Educatec é o acesso ao Creator4all, uma ferramenta de materiais didáticos com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Desenvolvida por profissionais da educação especializados, possui recursos de acessibilidade, playlist de atividades educacionais e toda uma gama de relatórios de desempenho dos estudantes, auxiliando na avaliação qualitativa destes adolescentes.

Para quem achava que era preciso ter grandes torres de computador e processadores superpotentes – e caros – para ter acesso a uma boa educação virtual, a tecnologia também está aí para auxiliar e diminuir as desvantagens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.