Muito mais do que um lubrificante: conheça outras formas de usar para além do quarto

No dia 22 de abril é comemorado o Dia Internacional do Lubrificante, e especialistas da marca überlube compartilharam outras formas que o lubrificante pode ser usado.

Muitos influenciadores digitais tem aderido ao uso de lubrificantes na preparação da pele para maquiagem

Muitos influenciadores digitais tem aderido ao uso de lubrificantes na preparação da pele para maquiagem – Foto: Reprodução/TikTok/@caradowntonn/ND

O Dr. Michael Krychman, consultor médico chefe da Überlube, descreveu o lubrificante como multiuso que pode ser utilizado em várias áreas da vida cotidiana, como cuidados com o cabelo e tratamento de cicatrizes cirúrgicas. As informações são do jornal britânico Daily Star.

Outros usos do lubrificante:

  • Cabelo: pode ser usado para domar os fios de cabelo arrepiados e proporcionar um visual elegante.
  • Skin care: com vitamina E na sua fórmula, o lubrificante oferece hidratação e um brilho saudável à pele, sendo ideal para hidratar as cutículas.
  • Anti-assaduras: evita irritações causadas por fricção e suor, sendo ideal para atividades físicas.
  • Cicatrizes: algumas pessoas utilizam lubrificantes para melhorar características de cicatrizes cirúrgicas.
  • Tatuagens: segundo Krychman, é possível preservar a qualidade das tatuagens ao longo do tempo, melhorando características como vibração, cor e aparência.
  • Bálsamo Labial: usar lubrificante nos lábios proporciona hidratação duradoura e brilho, sem resíduos pegajosos.
  • Óleo de Massagem: segundo Krychman, o lubrificante é ideal para massagens, proporcionando uma experiência sensual e relaxante, deslizando suavemente sobre a pele.
Segundo o Dr. Michael Krychman, o lubrificante pode ser usado, até mesmo, nos lábios

Segundo o Dr. Michael Krychman, o lubrificante pode ser usado, até mesmo, nos lábios – Foto: Freepik/ND

Advertência dos especialistas sobre lubrificantes na pele

Embora o überlube tenha se destacado como um produto versátil, os especialistas alertam contra o uso inadequado de lubrificantes, especialmente em áreas sensíveis como o rosto.

@dracarolineaguiar #dueto com @edwardzo #dermatologia #dermatologista #dracarolineaguiar ♬ original sound – EdwardZO

Produtos oclusivos (que criam uma barreira física na camada superior da pele e impedem a perda de água para o ambiente) à base de óleo podem obstruir os poros e causar problemas de pele, como acne e irritações.

Especialistas afirmam ser essencial usar o lubrificante conforme as instruções do fabricante e evitar seu uso em regiões sensíveis sem orientação médica adequada.

Vaselina na pele

A esteticista Talita Rodrigues alerta sobre os perigos do “slugging”, essa tendência popular que envolve o uso de vaselina para criar uma barreira na pele.

Talita destaca que, embora a vaselina seja um produto seguro em muitos aspectos, seu uso excessivo pode obstruir os poros e causar irritações. Ela ressalta a importância de aplicar o “slugging” com moderação e de seguir uma rotina cuidadosa de limpeza e hidratação da pele.

Vaselina em excesso pode causar acne

Vaselina em excesso pode causar acne – Foto: Freepik/Nd

A esteticista adverte contra a aplicação de produtos sensibilizantes sob a vaselina, pois isso pode levar a reações adversas.

Especialistas concordam que, embora o “slugging” possa oferecer benefícios de hidratação, é fundamental usá-lo com cautela e entender os potenciais riscos envolvidos. O recomendável é sempre procurar um dermatologista antes de começar qualquer tratamento para a pele.

Confira o vídeo da esteticista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.