Rio Itajaí-Açu terá obras de dragagem: ‘vamos evitar que a água suba tão rápido’

Para trazer mais segurança em todas as cidades que sofrem com enchentes anualmente, o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou nesta segunda-feira (22), a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí.

Rio Itajaí-Açu, principal rio do Vale do Itajaí, receberá obras de dragagem – Foto: Leandro de Souza/ND

Segundo o Governo do Estado, a obra é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente.

“Essa é uma obra discutida e aguardada há décadas pelas famílias do Vale do Itajaí. Será um trabalho importante de dragagem do rio e que vai trazer mais tranquilidade, principalmente, para as famílias dos municípios castigados sempre que temos altos volumes de chuva”, destaca o governador.

Um evento para marcar a assinatura do contrato para a execução das obras vai ocorrer em Rio do Sul, no dia 11 de maio.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jorginho Mello (@jorginhomello)

Obras de dragagem do rio Itajaí-Açu

O valor da obra terá o custo de R$ 16 milhões aos cofres públicos, menos da metade do que se esperava, segundo o Governo do Estado.

Ainda conforme o poder executivo estadual, a dragagem visa aumentar a capacidade de escoamento do rio, reduzindo assim o risco de transbordamentos e inundações.

Essa iniciativa não apenas protege as comunidades ribeirinhas, mas também fortalece a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos.

Rio Itajaí-Açu tem data para receber obras de dragagem – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Principalmente nas cidades do Alto Vale, a obra vai fazer com que a água consiga escoar mais rápido em direção ao mar durante as chuvas. A dragagem vai evitar que a água suba tão rápido, como aconteceu nas enchentes de 2023, e prevenir novas cheias.

O secretário de Defesa Civil de SC comenta que essas obras são uma forma de respostas após as cheias que atingiram a região do Alto e Médio Vale do Itajaí.

“Teremos obras de dragagem, desassoreamento e melhoramento fluvial. Essa é a primeira grande obra emergencial como uma resposta às enchentes que tivemos no ano passado em Santa Catarina”, reforça o secretário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.