Cientistas descobrem restos mortais da maior cobra do mundo

Cientistas descobriram restos mortais da maior cobra que já viveu no planeta Terra. Escondida nos pântanos há aproximadamente 47 milhões de anos, a Titanoboa chegava a medir cerca de 15 metros. Os estudos foram realizados pelos arqueólogos Debajit Datta e Sunil Bajpai, que encontraram fósseis em Gujrat, na Índia.

Cientistas descobrem fósseis de cobra Titanoboa

Reprodução de Titanoboa em museu impressiona pelo tamanho da cobra que habitava o planeta – Foto: Reprodução/The Sun/ND

Fósseis da cobra

A equipe de cientistas encontrou as vértebras da serpente gigante em uma antiga mina de carvão em Gujrat, na Índia.

Ao final da expedição, foram encontradas 27 vértebras relativamente bem preservadas e ainda conectadas. Cada vértebra tinha cerca de cinco centímetros de comprimento e dez centímetros de largura.

Vinte e sete vértebras relativamente bem preservadas pertencentes a uma cobra de 15 metros chamada Vasuki Indicus foram encontradas na Índia – Foto: Reprodução/The Sun

O significado deste achado? Com o tamanho das vértebras, o comprimento da animal poderia chegar a 15 metros. Especialistas afirmam que a serpente provavelmente pertenceu à espécie Madtsoiidae, que viveu no hemisfério sul há milhões de anos.

Ilustração divulgada pelo jornal inglês The Sun revela o tamanho da serpente – Foto: Reprodução/The Sun

O interessante nome de Vasuki Indicus foi dado à cobra pelos dois fundadores que se inspiraram em uma lenda popular indiana. No folclore hindu, Vasuki é um rei serpente que possui imensos poderes e força.

Ele é mais comumente visto pendurado no pescoço de Shiva, um dos principais deuses do folclore indiano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.