Plano de Contingência de Tubarão é atualizado após dez anos

Dez anos após a elaboração, o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão foi atualizado. O documento foi apresentado nesta quinta-feira (29) aos membros do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

O plano estará disponível para consulta pública na internet – provavelmente a partir das próxima semana -, com possibilidade de a população apresentar sugestões, e depois será tema de audiência pública, no próximo dia 22. A ideia é que a publicação ocorra no dia 25, quando haverá o seminário que marca os 50 anos da enchente de 1974.

Com orientações sobre como a população e as autoridades devem agir em eventos extremos como inundações, alagamentos e enxurradas, o Plano indica os 32 abrigos a serem procurados em caso de necessidade e também as possíveis rotas de fuga.

“Não necessariamente os 32 abrigos serão acionados ao mesmo tempo. A arena, por exemplo, é um excelente abrigo, mas os acessos podem alagar. Então tudo vai depender do evento. A ideia é que a população possa abrir o plano e entender”, explica a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil na época da criação do documento, Elna Fatima Pires de Oliveira, hoje servidora da Defesa Civil do Estado, que ajudou na atualização deste ano.

A partir da publicação, o plano deve ser difundido nas comunidades, principalmente nas localizadas em áreas de risco e escolas.

O post Plano de Contingência de Tubarão é atualizado após dez anos apareceu primeiro em EXTRA.SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.