Moradores da Guarda do Cubatão, em Palhoça, precisaram transformar o transtorno em uma rotina. Isso porque há 15 meses a enxurrada de novembro de 2022 levou a Ponte Pênsil Fábio Domingues de Castro, a Ponte do Arame.
Como era a única estrutura de travessia dos moradores do bairro sobre o Rio Cubatão, agora é preciso fazer toda volta, na marginal da BR-101, para acessar estabelecimentos básicos como supermercado, farmácia, posto de saúde e instituições de ensino.
“Nem vou falar do aumento do percurso, mas tem vezes que está chovendo, ou muito calor e precisamos ir até a BR-101 para chegar onde levávamos, sei lá, menos de 10 minutos”, desabafou uma moradora que pediu para não ser identificada.
Nova ponte sobre o Rio Cubatão
A Prefeitura de Palhoça iniciou, em julho de 2022, a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cubatão. A iniciativa já tinha como objetivo dar um maior fluxo ao bairro já que a então Ponte do Arame, estava defasada.
A Ponte Pênsil Fabio Domingues de Castro, originalmente construída em 1985 e que servia à travessia entre os lados Sul e Norte da Guarda do Cubatão já apresentava desgaste, além de não comportar um trânsito mais carregado.
A nova estrutura conta com 115 metros de extensão, com duas faixas de rolamento, uma faixa de acostamento e uma via compartilhada para pedestres e ciclistas.
O custo da obra foi orçado em R$ 10 milhões e foi financiado pelo Governo de Santa Catarina.
Alterações de cronograma
O cronograma de execução da obra precisou ser ajustado em função de dois fatores: o clima e a troca de governo que, em função disso, atrasou o repasse nos recursos.
Como o final de 2023 também foi marcado por intensos volumes de chuvas, o cronograma precisou de mais adaptações.
Foi nesta quarta-feira (28) que o Executivo de Santa Catarina repassou a última parcela dos recursos e, dessa forma, a expectativa é de inaugurar a nova ponte em agosto de 2024.