Nos quatro encontros da comitiva catarinense com as autoridades dos Emirados Árabes Unidos, ontem em Abu Dhabi, ficou evidenciado o interesse de aumento das relações com o Estado de Santa Catarina em vários setores, com destaque para a educação.
O roteiro começou com longa reunião do governador Jorginho Mello e demais integrantes da delegação com os dirigentes da Faculdades Superiores de Tecnologia, instituição que conta com 27.000 alunos e passou por uma grande transformação há cerca de dois anos.
O conteúdo acadêmico e teórico teve acréscimo de atividades práticas com especialistas de vários países do mundo, visando a melhoria da formação profissional.
Com esta inovação, a taxa de empregabilidade na instituição atingiu 90%.
A universidade visitada é pública e 99% do corpo docente é de árabes. Intercâmbio de cooperação existe com universidades dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, mas nenhum acordo com a América Latina.
O professor Luc Verburgh, dirigente que presidiu o encontro, externou o propósito de assinatura de convênio de cooperação, visando a presença de professores catarinenses em Abu Dhabi e docentes árabes em Santa Catarina. O programa incluiria também os estudantes.

Diretor Luc Verburgh recebe o governador Jorginho Mello e integrantes da Comitiva de Santa Catarina – Foto: Moacir Pereira
Dados sobre o sistema Acafe, integrado por 14 universidades comunitárias e fundacionais, impressionaram os diretores de Abu Dhabi, pela existência de 220 convênios de intercâmbio acadêmico e cultural.
Presidente da Fies, Mário Cezar de Aguiar, apresenta dados de SC – Vídeo: Moacir Pereira
O governador Jorginho Mello convidou a instituição para visita oficial a Santa Catarina e contatos mais próximos com as universidades do sistema Acafe.
No Fundo Mubadala, os diretores congratularam-se com a comitiva catarinense quando foi dada a notícia sobre o programa “Universidade Gratuita”, lançado pelo atual governo.

Diretor Luc Verburgh homenageia o governador Jorginho Mello – Foto: Moacir Pereira