O que é Semaglutida, o ‘ozempic brasileiro’ que pode estar a venda em 2026

Um novo “ozempic brasileiro” poderá estar a venda em julho de 2026 no país. Isto porque é nesta data que a a dinamarquesa Novo Nordisk perde a exclusividade da semaglutida, o principal ativo do medicamento.

Agora, a empresa de biotecnologia Biomm fechou um acordo com a indiana Biocon para a produção de um novo medicamento parecido com o ozempic.

Semaglutida poderá não ser o único medicamento como Ozempic no Brasil

Caneta Ozempic poderá não ser o único medicamento com semaglutida no Brasil – Foto: Reprodução/Ozempic -fabricante/ND

Inicialmente, a Biomm planeja apenas disponibilizar para venda o biomedicamento desenvolvido pela Biocon após o término da vigência da patente.

O que é semaglutida?

A semaglutida é um medicamento recomendado para auxiliar no controle do açúcar no sangue em adultos que sofrem de diabetes tipo 2, além de ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Essa substância imita a ação do GLP-1, um hormônio produzido no intestino que regula os níveis de glicose no sangue e a sensação de saciedade.

Semaglutida pode ajudar na fabricação de novo Ozempic

Novo Ozempic pode chegar em julho de 2026 – Foto: Reprodução/@CBCNS/ND

Após ser liberada na corrente sanguínea, a semaglutida é metabolizada por enzimas chamadas peptidases, responsáveis por quebrar proteínas ou peptídeos. Em seguida, é eliminada principalmente pela urina.

Entretanto, é importante destacar que a importação, distribuição e venda desse produto no Brasil ainda precisam ser aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.