Parceria entre IDEL e SC Games vai fomentar economia criativa em cidades com baixo IDH

No cenário atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e o SC Games unem forças numa parceria estratégica para fomentar o acesso tecnológico e promover a economia criativa, com foco em futuras oportunidades de trabalho, principalmente, nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Em uma reunião realizada nesta semana, na sede do instituto, contando com a participação do diretor superintendente do IDEL, Osmar Vicentin, a diretora administrativa do IDEL, Carina Casanova, a coordenadora pedagógica SC Games, Márcia Regina Battistella, assim como a voluntária do projeto, Luana Castt, delinearam os detalhes dessa parceria visionária.

A principal será reestruturar e realizar uma nova edição da Game Jam, uma maratona que acontece ao mesmo tempo em várias cidades, para a criação de jogos digitais voltada para crianças e adolescentes.

Não poderíamos estar fora desta parceria e deixar de contribuir nas ações para explorar este segmento promissor que, somente em 2022 faturou R$ 1,2 bilhão. Precisamos aproveitar este mercado pujante e crescente, aliado ao SC Games e levar atividades para os quatro cantos deste estado. Para isso, vamos buscar mais parceiros para se aliar junto a este projeto do governo“, destaca Osmar.

O SC Games é um projeto do Governo de Santa Catarina, coordenado e  desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece de forma gratuita para crianças e adolescentes uma nova abordagem para o universo de jogos.

Para Márcia, o mercado catarinense já pode ser considerado um destaque mundial graças à produção de games internacionalmente reconhecidos. Não é à toa que atua desde 2009 e possui resultados bastante positivos no segmento. Desde então, são mais de 2 mil alunos formados

Desde a implantação do projeto no estado, diversos cursos de jogos digitais e animação foram criados, estúdios de games tomaram forma, impulsionando o setor e o ecossistema. Muitos dos alunos e estagiários do SC Games atuam diretamente na área. E esta parceria com o IDEL só vem para somar e contribuir com a expansão e evolução do mesmo“, explica.

Uma outra ação é o projeto Novos Talentos, que tem parceria do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), que oferece cursos gratuitos de artes, programação e robótica para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos.

O post Parceria entre IDEL e SC Games vai fomentar economia criativa em cidades com baixo IDH apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.