Santa Catarina tem a maior taxa de policiais mortos em serviço no Sul do Brasil, diz relatório

Santa Catarina registrou a maior taxa de policiais mortos em serviço no Sul do Brasil em 2022, apontou a 3ª edição do Monitor do Uso Letal da Força na América Latina e no Caribe, divulgado na terça-feira (16).

Taxa foi calculada com base no número de policiais mortos no serviço a cada mil agentes – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM/Divulgação/ND

A divulgação do estudo foi feito pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). O levantamento analisa 12 indicadores de uso e abuso da força policial, incluindo dados de nove países do continente: Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Peru, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Conforme o relatório, Santa Catarina registrou uma taxa de 0,22 policiais mortos a cada mil agentes de segurança. O número é o maior do Sul do Brasil, já que o Rio Grande do Sul e o Paraná registraram taxas de 0,17 e 0,05, respectivamente.

Conforme o estudo, os números foram divulgados com base nos dados de cada secretaria de estado de segurança.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina) informou que, de 2023 até o momento, o Estado “não registrou morte de agentes de segurança pública em decorrência do serviço”. Leia na íntegra:

“O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, ressalta que nos anos de 2023 e 2024 Santa Catarina não registrou .

Em relação a como evitar mortes de policiais em serviço, falta uma legislação mais rigorosa dos crimes contra a vida, considerando o pedido feito pelo COSUD [Consórcio de Integração Sul e Sudoeste] ao Ministério da Justiça que se admita como qualificadora crime contra a vida praticado a mando de organizações criminosas, e também a ineficiência da fiscalização das fronteiras, o que facilita a entrada de armas ilegais no País a serviço do crime organizado, de forma específica do narcotráfico.

Sobre as câmeras, elas não influenciam no resultado deste tipo de ação delituosa, uma vez que elas não possuem a função de proteger o agente policial em situações de confronto, salvo em situações de estudo de caso”, diz a nota.

SC tem a menor taxa de civis mortos por policiais em serviço

Em contrapartida, Santa Catarina também registrou a menor taxa do Brasil de civis mortos por policiais em serviço, 0,5 a cada 100 mil habitantes. A taxa é a mesma do Distrito Federal, que junto com SC possuí os números mais baixos do país.

No Brasil, número de civis mortos para cada policial assassinado mais que dobrou

O relatório apontou que um policial morre em serviço a cada 250 civis mortos pela polícia, também em serviço, em 2022, no Brasil, sendo o maior número da série histórica.

A proporção mais que dobrou na comparação com o ano de 2020, quando 114 civis foram mortos pela polícia por cada agente de segurança morto em serviço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.