São José aprova projeto de internação involuntária de dependentes químicos

O projeto de lei que permite a internação involuntária de dependentes químicos em São José, na Grande Florianópolis, foi aprovado pela Câmera Municipal na noite desta quarta-feira (28). O PL deve retornar ao Plenário para uma segunda votação e, se aprovado, segue para sanção.

São José aprova projeto de internação involuntária de dependentes químicos

Projeto de lei foi discutido na noite desta quarta-feira (28) na Câmera Municipal De São José – Foto: Câmara Municipal de São José/Divulgação/ND

O Projeto de Lei nº 11/2024 foi aprovado por unanimidade na 1ª votação.

Conforme o PL, o Programa de Internação Involuntária de dependentes químicos é justificado pela “necessidade de proteger a saúde e segurança dos indivíduos envolvidos”. O projeto também deve abranger pessoas em situação de rua e com transtornos mentais.

Segundo a prefeitura, a intenção é levar as pessoas para um “ambiente controlado” que irá tratar, recuperar e reintegrar socialmente dependentes químicos. A prefeitura não especificou o local escolhido para internar as pessoas.

Florianópolis estipula data para decreto com regras para internação involuntária

A Prefeitura de Florianópolis anunciou na noite desta segunda-feira (26) que pretende regulamentar em 4 de março o projeto de lei que prevê internação involuntária de pessoas em situação de rua.

A matéria foi aprovada em 19 de fevereiro pelos vereadores e depende da assinatura do prefeito Topázio Neto (PSD), que deve sancionar a lei na mesma data — a regulamentação será por decreto.

Embora o projeto de lei indique determinantes para a internação involuntária de pessoas em situação de rua em Florianópolis, a aplicação da legislação depende de regulamentação — um conjunto de regras específicas para adotar a prática — o que é definido por decreto pelo prefeito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.