Relator não comparece e julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif é retirado de pauta

O seguimento do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar à cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), marcado para esta terça-feira, 16, precisou ser adiado. A decisão ocorre devido à ausência de um ministro.

O presidente da Corte eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, comunicou que o relator do caso, Floriano de Azevedo Marques, não foi à sessão por motivo de doença na família. Assim, o julgamento foi retirado de pauta.

Moraes não divulgou uma nova data. O julgamento começou no dia 4 de abril e ainda nenhum ministro votou. Além de Seif, o suplente brusquense Hermes Klann (PL) e o empresário Luciano Hang são alvos da ação.

A ação

O pedido de cassação foi apresentado pela coligação Bora Trabalhar, formada pelos partidos PSD, União Brasil e Patriota (este hoje extinto). A coligação teve o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) como candidato ao Senado nas eleições de 2022. Ele ficou em segundo na contagem de votos, atrás de Seif, e não se elegeu.

A coligação alega, entre outros argumentos, que houve uso da estrutura da Havan, empresa de Luciano Hang, durante a campanha do senador. Sendo assim, a coligação entende que houve abuso de poder econômico.

A participação de Seif na 21ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), também envolve o pedido de cassação.

Quando a ação foi julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a segunda instância eleitoral, o pedido da coligação foi rejeitado por unanimidade. Depois, foi apresentado recurso ao TSE.


Assista agora mesmo!

Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão:
YouTube Video

O post Relator não comparece e julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif é retirado de pauta apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.