L’Occitane au Brésil quer se tornar carbono zero até 2030; veja como

Reprodução/Instagram

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Em seu catálogo de produtos, a marca já conta com parcerias como a com a ONG Sea Shepherd

A L’Occitane au Brésil, marca do Grupo L’Occitane, está lançando oficialmente os seus compromissos de sustentabilidade, que são divididos em três pilares de ESG: Biomas e Costa; Pessoas do Brasil e Cultura Brasileira. Com essas premissas, a marca prevê se tornar carbono zero até 2030 e ser net zero até 2050. Além disso, a empresa investirá em ações para reduzir seu uso de plástico e seus resíduos.

Nicolas Geiger, CEO do Grupo L’Occitane, afirma que, com os compromissos de sustentabilidade, a companhia se compromete na busca de um mundo melhor. “Estamos estabelecendo metas ambiciosas em resposta à urgência global, garantindo que nossas iniciativas permaneçam focadas na preservação da natureza, na valorização da cultura brasileira e nas pessoas do Brasil”.

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Para Paula Cremonezzi, gerente de sustentabilidade da marca, a decisão de priorizar os três pilares e abrir esses compromissos para o público vem da demanda dos consumidores que, cada vez mais, buscam saber qual o posicionamento das marcas que consomem em relação ao seu impacto no mundo.

Para ampliar a representatividade, o foco da L’Occitane au Brésil é em gerar oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento do trabalho de grupos minoritários. O grupo conta com mais de 80% de mulheres em posições de liderança e está preparando projetos internos para maior diversidade em cargos de chefia, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAP+.

Além disso, com o foco em descarbonização, o CEO conta que mais de 50% das entregas da marca são feitas por frota elétrica e que já houve 80% de redução do carbono emitido pela empresa. “As fábricas contam com painéis solares, tornando parte da produção feita com geração de energia verde. Nossa meta é promover essas atitudes para além do Brasil, fazendo o bem para as pessoas e para o planeta”, diz Geiger.

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Conquistado em agosto de 2023, o Grupo L’Occitane foi reconhecido por ser uma Empresa B, certificado que reafirma o impacto positivo das práticas corporativas da empresa. Para os próximos anos, a meta é renovar esse selo, com práticas simples como a inserção de pontos de coleta de plástico em 100% das lojas próprias até o final de 2024.

Para Paula e Nicolas, a L’Occitane au Brésil quer ser e fazer cada vez melhor para que o impacto positivo acompanhe o crescimento do negócio e inspire outras empresas a se juntarem à missão de construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. “Precisamos de mais colaboração e menos competição”, ressalta Geiger.

Em seu catálogo de produtos, a marca já conta com parcerias como a com a ONG Sea Shepherd. Lançada em março, a linha Mareô conta com embalagens feitas de plásticos reciclados coletados em áreas litorâneas. Esses objetos descartados na praia são capturados por cooperativas em parceria com L’Occitane au Brésil, reduzindo o impacto na natureza.

Além dos oceanos, a L’Occitane au Brésil trabalha com quatro ecossistemas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e a Costa Marinha. Em cada um desses locais, auxilia produtores e investe em modos de produção, de forma a otimizar e melhorar as condições de trabalho da região.

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