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Realizado na quinta-feira (5), o TikTok World Brasil 2025, evento do TikTok dedicado a marcas e negócios para discutir sobre o futuro do marketing e o comportamento do consumidor brasileiro, revelou dados e informações sobre sua nova funcionalidade: o TikTok Shop.
Completado um mês de sua chegada no Brasil, o TikTok Shop oferece uma experiência de compra em quatro formas diferentes: vídeos curtos, live shops, vitrine de produtos e aba de lojas no próprio aplicativo. Segundo o evento, a ferramenta foi considerada no país após dados mais recentes da plataforma atestarem que as buscas diárias no aplicativo tiveram um crescimento exponencial de mais de 40% em relação ao ano passado. ” Nossos dados mostram que a curiosidade e a busca por inspiração são parte essencial da experiência na plataforma”, afirma Gabriela Comazzetto, Diretora Geral de Negócios do TikTok na América Latina.
O comportamento de busca é algo orgânico e está na natureza do aplicativo, tanto que um em cada quatro usuários começa sua jornada de busca nos primeiros 30 segundos após acessar o TikTok assim que assiste a um vídeo curto, principalmente de segmentos como Viagem (95% de buscas exploratórias/avaliação), Automotivo (91%), Mídia e Entretenimento (87%) e E-commerce (62%).
Como funciona o TikTok Shop?
O TikTok Shop hoje é posicionado no mercado como “discovery commerce” por meio da evidência de que usuários do TikTok são mais propensos a descobrir tendências e produtos novos online: 67% deles tiveram ideia de uma marca ou produto utilizando o aplicativo – dado compartilhado durante o evento TikTok World Brasil 2025.
Como citado anteriormente, o consumidor tem quatro opções de compra pela funcionalidade. Ao ver um creator da plataforma indicando um produto, em vídeo curto ou em live shop, o usuários consegue adquirir o que deseja clicando no link adicionado no conteúdo sem sair do aplicativo. Já no caso de vitrine de produtos e a aba de loja, por exemplo, o serviço é personalizado: no primeiro caso, todo perfil de marcas exibirá os produtos disponíveis para aquisição de quem acessa, e o último – ainda em implementação – fará a exibição por meio do comportamento do usuário na plataforma, ou seja, aqueles que são mais buscados ficam no topo da lista de sugeridos.
Presente e Futuro do TikTok Shop no Brasil
Além de apresentar dados, o evento TikTok World foi palco para a apresentação de uma nova solução de marketing automatizada integrada ao ecossistema do TikTok Shop: o GMV Max, desenvolvido com o intuito de otimizar campanhas diretamente no ambiente de e-commerce do aplicativo.

Gabriela Comazzetto, Diretora Geral de Negócios do TikTok na América Latina
“Recentemente adotamos o Search Ads, uma solução focada em anúncios na ferramenta de buscas após constatarmos que a função de busca no TikTok cresce exponencialmente a cada ano. Nesse contexto, Search Ads se apresenta como uma oportunidade para as marcas se conectarem com a comunidade nesse novo cenário em que o TikTok está presente de ponta a ponta na jornada de compra”, comenta Gabriela Comazzetto.
Segundo a Folha de S.Paulo, a expectativa referente ao TikTok Shop é grande: em até três anos, a função pode ocupar 9% de todo o mercado de e-commerce do Brasil. Junto disso, há o planejamento de adotar novos segmentos de consumo dentro da plataforma: “Ainda esse ano vamos abrir mais categorias de compra e também novas possibilidades de meios de pagamento. Tem muita evolução para acontecer em um curto espaço de tempo e com cada vez mais customização e assertividade para nossa comunidade”, complementa Comazzeto.
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