As exportações de Santa Catarina seguem em crescimento neste ano. A alta foi de 6,5% entre janeiro e maio na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados do governo federal.
O percentual representa o salto de US$ 4,59 bilhões faturados em 2024 para US$ 4,88 bilhões em 2025, um acréscimo de US$ 295 milhões.
O crescimento é puxado por diversos setores. Em destaque, as exportações de papel e cartão (23%), máquinas elétricas (21%), carne suína (17%), material de construção (14%), madeira (12%), carne de aves (9,2%) e móveis (6,3%).
Os dados, divulgados nesta quinta-feira, 5, não trazem impactos significativos na exportação de carne de aves. Sem nenhum caso de gripe aviária no estado, o foco do Governo de Santa Catarina é reforçar as práticas de sanidade animal.
“A produção de Santa Catarina tem muita qualidade, fruto da inovação, do empenho e da seriedade do nosso trabalhador e empresário. É por isso que o estado é reconhecido aqui e lá fora como exemplo a ser seguido. O crescimento das exportações segue nesse sentido, mostrando a força e a qualidade da produção catarinense para o mundo”, afirma o governador Jorginho Mello.
CARNES LIDERAM AS EXPORTAÇÕES
O principal item de exportação foi a carne de aves, com faturamento de US$ 818 milhões, ou 16% do total exportado. Em segundo lugar está a carne suína, com US$ 683 milhões ou 14%. Em seguida aparecem os geradores elétricos, com US$ 250 milhões, madeira, com US$ 209 milhões, e soja, com US$ 189 milhões.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o bom ambiente de negócios é fundamental para o aumento das exportações:
“Santa Catarina conta com segurança pública, segurança jurídica e portos eficientes. Somos o segundo estado mais competitivo do Brasil. Além disso, o Governo do Estado tem feito o dever de casa ao ampliar incentivos fiscais, apoiar a inovação e estimular o empreendedorismo. O resultado é o aumento da atividade econômica e das exportações”.
No período, o principal destino das exportações de Santa Catarina foi o Estados Unidos, com US$ 702 milhões em faturamento. Na sequência, aparecem China, com US$ 502 milhões, e Argentina, com US$ 369 milhões.
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