Centro de Florianópolis recebe câmeras com reconhecimento facial

Seis totens, com 24 novas câmeras dotadas de Inteligência Artificial e reconhecimento facial, foram instalados no centro de Florianópolis para reforço da segurança. Elas estão nas ruas Vidal Ramos, Trajano, Deodoro com Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt com Jerônimo Coelho, Largo da Alfândega e na rua João Pinto. 
Os locais foram definidos em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, com base nos registros de boletins de ocorrência. Todas as informações e dados coletados pelas câmeras de alta definição vão ficar à disposição no sistema integrado das forças de segurança, incluindo Corpo de Bombeiros.
Os equipamentos fazem parte de um projeto da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e custeado por empresários do Núcleo de Proprietários de Imóveis e Imobiliárias, para transformação da região central. “Faz parte de um esforço contínuo da entidade para tornar o centro mais acolhedor, seguro e atrativo para moradores, comerciantes, turistas e investidores. Todo esse movimento, unindo CDL, administração pública e sociedade, busca ressignificar os espaços da cidade”, afirma o presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich. 
“É um projeto construído a quatro mãos: tem, como começo, o DNA de iniciativa da CDL e do Núcleo, mas conta também com o apoio fundamental do poder público, por meio da prefeitura, das forças de segurança e também da Khronos, com o desenvolvimento dos equipamentos”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da CDL, Bruno Corrêa de Souza. Ele considera que a iniciativa representa um “avanço essencial” para aumentar a segurança no perímetro contemplado pelas câmeras.
Além disso, a CDL apresentou nesta terça-feira (27) os dois diciclos (foto abaixo) que vão auxiliar em rondas na região. Os equipamentos de patrulha móvel foram locados pela entidade empresarial e disponibilizados à prefeitura.

Painel que homenageia Franklin Cascaes de volta ao centro da capital: trabalho está quase concluído.
Foto: Fabio Gadotti

MEIO AMBIENTE
O advogado Lucas Dantas E. de Souza acaba de assumir a presidência da Comissão de Direito Ambiental da OAB/SC. Especialista em direito e gestão ambiental e em direito criminal, Lucas é ex-sócio da Buzaglo Dantas e hoje atua como proprietário da LDSouza Advocacia Especializada. No início de junho a comissão vai organizar um evento na OAB para discutir sobre a situação dos rios urbanos em Florianópolis.

FINANCIAMENTO
O financiamento internacional para as obras da Avenida Beira Mar de Barreiros chegou ao Senado, para análise da Comissão de Assuntos Econômicos. O Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) assegurou US$ 43,2 milhões, com uma contrapartida de US$ 10,8 milhões do município. A etapa é a instância final de aprovação do empréstimo que vai viabilizar uma das maiores obras de infraestrutura da Grande Florianópolis. Com 3,7 quilômetros de extensão, a Beira Mar também abrange intervenções na drenagem e a construção de um complexo de lazer, esporte e cultura. O projeto prevê ainda a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.