Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A administração Trump suspendeu as entrevistas de novos candidatos a visto de estudante enquanto avalia uma regra de triagem nas redes sociais, segundo o site americano “Politico”.
O presidente dos Estados Unidos pode estar planejando uma repressão mais ampla aos estudantes internacionais, após tê-los banido de Harvard na última semana. Em resposta, a universidade afirmou que a medida — que afeta milhares de estudantes — é ilegal e representa uma forma de retaliação. Na sexta-feira (23), uma juíza americana suspendeu o veto de Trump.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ordenou que todas as embaixadas e consulados do país não agendem novas entrevistas, à medida que o governo se prepara “para uma expansão da triagem obrigatória de redes sociais”, escreveu Rubio em um comunicado datado de terça-feira (27) e obtido pelo Politico.
Mais de 1,1 milhão de estudantes internacionais estavam matriculados em faculdades e universidades dos EUA no ano letivo de 2023-2024, segundo o Instituto de Educação Internacional.
Esses estudantes contribuem significativamente para a economia dos Estados Unidos, injetando US$ 43,8 bilhões por ano e sustentando 378.175 empregos, de acordo com a Associação Nacional de Orientadores de Estudantes Estrangeiros (National Association of Foreign Student Advisers).
A Forbes entrou em contato com o Departamento de Estado sobre a suspensão mencionada, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
O post Trump Suspende Entrevistas para Novos Vistos de Estudante apareceu primeiro em Forbes Brasil.