A Cemvita, pioneira em biotecnologia industrial, anunciou hoje dois avanços importantes que reforçam sua liderança na construção de uma bioeconomia verdadeiramente circular.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250522228649/pt/

A equipe científica por trás do avanço, impulsionando o futuro da biomanufatura sustentável.
Primeiramente, a empresa aumentou com sucesso a produtividade do bioprocesso de seu microrganismo proprietário produtor de FermOil, atingindo esse marco de desempenho pelo menos seis meses antes do previsto. Essa melhoria — alcançada utilizando glicerol bruto proveniente de indústrias de biodiesel — fortalece significativamente a viabilidade econômica e a escalabilidade do FermWorks
, a planta comercial de biomanufatura da Cemvita.
“Esse marco de produtividade é uma grande parte de como continuamos tornando a biotecnologia industrial mais barata e mais rápida,” disse Moji Karimi, CEO e Cofundador da Cemvita. “Tenho muito orgulho da nossa equipe por realizar o que muitos achavam impossível — e certamente não tão rápido.”
Paralelamente, os mais recentes resultados de testes independentes para o FermNPK, o co-produto bioestimulante do solo, revelam propriedades excepcionais para a saúde e regeneração do solo. Isso inclui não apenas os nutrientes tradicionais como nitrogênio, fósforo e potássio, mas também micronutrientes e compostos orgânicos complexos que são fundamentais para a manutenção de um microbioma saudável do solo. Isso posiciona o FermNPK
como uma importante solução para a agricultura de precisão de cultivos orgânicos e de alto valor, bem como um insumo orgânico rico para regenerar solos degradados e desérticos.
Como parte do seu compromisso com a sustentabilidade planetária, a Cemvita adota o arcabouço dos limites planetários para orientar o desenvolvimento de seus produtos — indo além da intensidade de carbono para também reduzir o uso da terra, a pegada hídrica e a perda de biodiversidade.
O FermNPK desempenha um papel vital na agricultura regenerativa, não apenas fornecendo nutrientes essenciais como nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes, mas também enriquecendo o solo com compostos orgânicos complexos como carboidratos e proteínas. Esses elementos apoiam a vida microbiana do solo, aumentam a biodiversidade e ajudam a restaurar solos degradados e desérticos em áreas férteis. O FermNPK
substitui fertilizantes sintéticos ao mesmo tempo que promove ecossistemas mais saudáveis e resilientes.
Paralelamente, o FermOil fornece uma matéria-prima alternativa de baixo carbono para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), derivada de fluxos de resíduos industriais como o glicerol bruto. Ele elimina a necessidade de terras cultiváveis ou água doce — abordando duas das principais limitações na produção de combustível sustentável.
Juntos, esses produtos formam a base da plataforma de valorização de resíduos da Cemvita e estão bem posicionados para se qualificar para uma ampla gama de incentivos sustentáveis, incluindo créditos fiscais para SAF (45Z, 40B), participação em mercados de carbono, subsídios para biofertilizantes e mecanismos de financiamento baseados na natureza em regiões estratégicas ao redor do mundo.
“O compromisso da Cemvita com a sustentabilidade é moldado, em grande parte, pela liderança de nossa Diretora de Ciência e Sustentabilidade,” disse Tara Karimi. “Quando falamos de sustentabilidade na Cemvita, não paramos no carbono. Nossos produtos são desenvolvidos com todo o planeta em mente — desde os microrganismos que projetamos até os ecossistemas que buscamos restaurar. Esse é o poder da biologia quando bem aplicada.”
“Esses resultados reforçam a força da nossa plataforma,” disse Marcio Silva, CTO da Cemvita. “Cada átomo de carbono que alimentamos no nosso processo é convertido em produtos químicos verdes valiosos — seja combustível, biofertilizante para o solo ou matéria-prima para a fabricação de diversos compostos com inúmeras aplicações industriais. Isso é o que chamamos de uma verdadeira bioeconomia circular.”
O progresso combinado no FermOil e no FermNPK
não apenas reduz ainda mais os riscos do projeto FermWorks
, como também sinaliza a viabilidade de um novo modelo de biomanufatura industrial em escala, com base na valorização de resíduos. Com o apoio de parceiros estratégicos nos setores de energia, agricultura e finanças, a Cemvita continua a liderar o que é possível em produção sustentável.
Sobre a Cemvita
A Cemvita aproveita o poder da biologia sintética para transformar resíduos de carbono em produtos bio-based de alto valor. Ao reinventar o desperdício como recurso, a Cemvita produz óleos sustentáveis, biofertilizantes de alto valor e outros produtos químicos essenciais para indústrias que vão da aviação ao cuidado pessoal. Com a missão de liderar a transição para uma bioeconomia circular, a Cemvita faz parcerias com empresas globais para oferecer soluções inovadoras que enfrentam os desafios climáticos e abrem caminho para um futuro sustentável. Para mais informações, visite www.cemvita.com.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250522228649/pt/
Contato:
Fonte: BUSINESS WIRE
0
0
O post Cemvita Alcança Marcos Importantes no Desenvolvimento do FermOil™ e FermNPK™, Acelerando o Caminho para FID da Primeira Planta Comercial no Brasil apareceu primeiro em Portal Comunique-se.