Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Com o anúncio da compra por parte da OpenAI da io, startup de hardware fundada por Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, pelo equivalente a US$6,5 bilhões veio à tona a importância do legado de Ive para a tecnologia e o design. Com o negócio, ele assume a liderança no desenvolvimento de dispositivos de IA da empresa.
Natural de Londres, Ive tornou-se um dos designers mais influentes da história da tecnologia, sendo o responsável pelo visual icônico de produtos como o iPhone, iPad, iMac e Apple Watch. Ele deixou a empresa em 2019 para atuar em projetos próprios. Estudou Design Industrial na Northumbria University, no Reino Unido. Após se formar, trabalhou na consultoria Tangerine, onde chamou a atenção da Apple, que era cliente da empresa.
Em 1992, foi contratado pela gigante de tecnologia e mudou-se para Cupertino, Califórnia. Seu grande momento veio em 1997, quando Steve Jobs retornou à Apple e identificou o talento de Ive. A parceria entre os dois revolucionou o design de produtos eletrônicos, tornando a Apple uma referência mundial em inovação estética e funcionalidade.
Jony Ive foi o responsável pelo design de produtos que redefiniram a indústria: iMac G3 (1998), iPod (2001) , iPhone (2007), iPad (2010) e o Apple Watch (2015). Além dos dispositivos, Ive também foi um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico do Apple Park, o campus futurista da Apple.
Saída da Apple e Novos Projetos
Em 2019, Jony Ive deixou a Apple para fundar a LoveFrom, um coletivo de design que trabalhou com marcas como Airbnb, Moncler e Ferrari. Sua startup de hardware, io, foi criada em 2024 com outros três sócios.
O post Conheça a História de Jony Ive, o Designer Que Revolucionou a Apple e Virou Figura Chave na OpenAI apareceu primeiro em Forbes Brasil.