Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Na tarde desta quarta-feira (21), o asteroide 2025 KF fez uma passagem extremamente próxima da Terra, a uma distância de 115 mil km, o equivalente a 30% da distância entre nosso planeta e a Lua. O corpo celeste, que tem entre 10 e 23 metros de diâmetro, foi detectado há apenas dois dias por astrônomos do projeto MAP, no Deserto do Atacama, Chile. Apesar da proximidade, especialistas da NASA garantem que o asteroide não representa perigo, pois seu tamanho reduzido faria com que ele se desintegrasse na atmosfera caso colidisse com a Terra.
A maior aproximação ocorreu às 14h30 (horário de Brasília), quando o 2025 KF cruzou o céu a uma velocidade de 41.650 km/h, passando pelo polo sul terrestre antes de seguir sua trajetória ao redor do Sol.
Desde 1998, a NASA já catalogou mais de 40 mil asteroides próximos da Terra, sendo que cerca de 4.700 são classificados como potencialmente perigosos. No entanto, o 2025 KF não está entre eles, reforçando que eventos como esse são comuns e monitorados constantemente por cientistas.
O post Um Asteroide do Tamanho de uma Casa Esteve Muito Perto da Terra; Mas Deu Tudo Certo apareceu primeiro em Forbes Brasil.