Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Mercados de crédito e de ações otimistas parecem “fora de sincronia” com um mundo dominado por incertezas geopolíticas e comerciais, disse o Banco Central Europeu nesta quarta-feira (21).
A advertência foi feita como parte da Revisão da Estabilidade Financeira semestral do BCE, que aborda riscos antigos e novos que vão desde o esgotamento das reservas de caixa dos fundos até a supervalorização dos mercados imobiliários e a dívida pública elevada.
Na última edição, o BCE disse que os investidores podem estar subestimando o risco de que a economia tenha um desempenho pior do que o esperado, que as tensões comerciais aumentem ou que o esperado afrouxamento da política monetária não se concretize.
“Apesar dos recuos, as avaliações das ações permanecem elevadas, enquanto os spreads de crédito ainda parecem fora de sincronia com o risco de crédito subjacente”, disse o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, no prefácio.
O BCE descreveu as tarifas como um “grande risco negativo”, estimando que um aumento de um desvio padrão em um índice que mede a incerteza da política comercial reduziu a previsão de crescimento em 0,15 ponto percentual após quatro trimestres.
Esse aumento na incerteza também fez com que os preços das ações dos bancos caíssem 10,4% após seis meses e aumentou seu custo de empréstimo no mercado de títulos em 7 pontos-base, disse o BCE.
Entre outros riscos, o BCE listou ataques cibernéticos, investimentos concentrados em mercados privados e ligações crescentes – embora ainda tênues – entre as criptomoedas e as finanças tradicionais.
O post BCE Adverte Que Mercados Otimistas Estão “Fora de Sincronia” com um Mundo Incerto apareceu primeiro em Forbes Brasil.