Elétrico e Milionário: Como É o Papamóvel de Leão XIV

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Papa Leão XIV iniciou oficialmente seu pontificado no último domingo (18), durante uma cerimônia solene na Praça de São Pedro, no Vaticano. Após a missa inaugural, o pontífice saudou os fiéis a bordo do novo papamóvel elétrico, reforçando o compromisso da Igreja com a sustentabilidade e a continuidade da linha pastoral ecológica iniciada por Bento XVI e intensificada por Francisco.

O veículo, um Mercedes-Benz Classe G 100% elétrico (G580 EQ), foi entregue ao Vaticano no fim do ano passado e passou por adaptações para atender às necessidades cerimoniais do novo Papa. O modelo recebeu o brasão oficial de Leão XIV, substituindo o de Francisco, e é agora o carro oficial do líder da Igreja Católica.

Como foi construído o novo papamóvel?

Com autonomia de até 473 km e emissão zero de poluentes, o papamóvel é equipado com motores elétricos posicionados próximos às rodas, o que garante melhor dirigibilidade em baixa velocidade. A potência chega a 587 cavalos, com torque de 118 kgfm, e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O valor estimado do modelo na Alemanha é de 142 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 906 mil.

Reprodução/Mercedes

O papamóvel de Leão XIV

O projeto de adaptação do veículo levou cerca de um ano, com participação de equipes da Áustria, Alemanha e Itália. Entre as modificações estão o assento central ajustável e giratório, dois assentos laterais, uma porta traseira redesenhada artesanalmente para facilitar o acesso, e um teto removido a partir da coluna B, com cobertura rígida para dias de chuva. A pintura branca perolada mantém a tradição dos veículos papais.

O design do carro foi pensado para oferecer visibilidade, conforto e facilidade de acesso, além de atender aos protocolos do cerimonial papal. A iniciativa também faz parte da transição da frota papal para veículos elétricos, prevista para ser concluída até 2030.

A montadora alemã já é tradicional na construção da frota papal, desde o Nürburg de Pio XI em 1930.



Legado de Francisco

Um dos últimos pedidos de Francisco foi dar outro destino a seu antigo papamóvel: a serviço da caridade, transformando o veículo usado durante a sua visita a Belém em 2014 em uma clínica infantil móvel para Gaza. A iniciativa foi confirmada no último dia 5 por uma organização beneficente do Vaticano e será ativada assim que houver condições seguras com a reabertura de um corredor humanitário.

A clínica contará com equipamentos médicos, vacinas, oxigênio, kits de sutura e equipe especializada, oferecendo atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade na região.

Diretrizes de Leão XIV

Desde sua eleição em 8 de maio, Leão XIV tem reforçado mensagens de justiça social, paz mundial e diálogo inter-religioso e diplomático. Em seus primeiros pronunciamentos, criticou o “paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os pobres”. O nome escolhido, Leão XIV, homenageia Leão XIII (pontífice entre 1878 e 1903), conhecido por defender a doutrina social da Igreja.

Ao que tudo indica, o novo papa pretender dar continuidade com o legado de Francisco.

O post Elétrico e Milionário: Como É o Papamóvel de Leão XIV apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.