

Situação da educação, em Florianópolis, é bastante preocupante; Prefeitura está tentando reverter o atual cenário – Foto: DIVULGAÇÃO/PMF/ND
A prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Educação, trouxe dados alarmantes envolvendo pilares básicos na aprendizagem e alfabetização na Capital.
As informações foram compartilhadas por uma comitiva da pasta, em visita ao Grupo ND, nesta terça-feira.
A avaliação referente ao mês de abril de 2025 apontou que menos de 20% dos estudantes da rede municipal apresentam conhecimento adequado em Língua Portuguesa e Matemática.
Os números escancaram o alerta sobre as defasagens, especialmente nos anos iniciais e finais e reforçam o painel exposto na última semana, em almoço promovido pelo Movimento Floripa Sustentável.
É baseada nestes índices que a pasta está propondo uma espécie de ruptura nos modelos atuais e, para isso, tem intensificado ações como a ampliação da carga horária nas disciplinas-chave, expansão da educação integral, tutoria pedagógica e formação continuada dos professores.
A expectativa é ter uma redução de 60% na defasagem de aprendizado em até três anos.
Infraestrutura não é o problema
Um relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado) revela que Florianópolis está no topo da pirâmide quando o assunto é infraestrutura nas escolas.
O mapa, em que a secretaria de Educação também baseia suas diretrizes para virar o atual jogo, confirma que a Capital possui uma das melhores infraestruturas de todo o Estado.
No entendimento do secretário Thiago Peixoto, é mais importante a sociedade se alarmar com os dados que evidenciam a pobreza do aprendizado, do que eventuais problemas com ar condicionado estragado ou salas sem esse tipo de equipamento.