Segurança na cozinha: Confira dicas essenciais para evitar acidentes com vazamento de gás

Botijão instalado em local inadequado pode causar acidentes, sobretudo com vazamento de gás

Vazamento de gás pode provocar grave acidente doméstico – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, é um item básico na casa dos brasileiros. Mas o manuseio incorreto ou a falta de cuidado na instalação podem provocar acidentes graves e até mesmo explosão, como aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), em um restaurante localizado em Tubarão, no interior de Santa Catarina.

O CBMS (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) apresenta uma série de recomendações que pode contribuir para prevenir acidentes, como instalar o botijão sempre fora do imóvel, em local ventilado e protegido da exposição direta do sol e da chuva.

“O ideal é que seja acomodado em uma estrutura própria, construída em material resistente, com portas ventiladas e distante de áreas de circulação intensa. A correta instalação reduz riscos de incêndios, preservando vidas e patrimônios”, afirma o CBMSC.

Vazamento de gás: atenção aos detalhes

O gás de cozinha é um dos grandes responsáveis por acidentes domésticos em residências. Por isso, a atenção aos detalhes é fundamental para prevenir incidentes. Verifique regularmente válvulas e conexões, a fim de identificar se tudo está funcionando corretamente. E, claro, em caso de defeito, é necessário efetuar a troca das peças antes de utilizar o botijão.

Trabalhador organiza botijões no pátio de distribuidora

Utilizar botijões e acessórios de marcas confiáveis pode evitar acidentes. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Economizar, neste caso, pode significar riscos. “Utilize equipamentos de qualidade: adquira botijões e acessórios de marcas confiáveis e com certificação de segurança do Inmetro. Verifique a data de validade da mangueira de gás e realize a substituição conforme o prazo recomendado. Mesmo que esteja em bom estado aparente, a mangueira pode apresentar rachaduras internas, podendo ocasionar vazamentos de gás”.

Como identificar um vazamento de gás usando sabão

Outra dica simples para evitar transtornos é usar esponja e sabão. Basta fazer espuma e colocar na válvula. Se borbulhar, há grandes chances de ter vazamento. Isto aconteceu? Então fique atento a estas dicas:

  • Feche o registro do gás.
  • Não acione interruptores de eletricidade.
  • Saia e retire as pessoas do local.
  • Se o ambiente for fechado abra as janelas e portas para permitir a circulação do ar.
  • Não produza faísca, seja com cigarro, isqueiro ou fósforo.

Sem gambiarras para resolver vazamentos de gás

Para quem gosta da tradicional “gambiarra”, aqui vai uma orientação valiosa do CBMS: não tente consertar válvulas com defeito. “Em caso de problemas, substitua o botijão ou procure assistência técnica autorizada”.

Bombeiros realizam perícia para identificar causas de vazamento de gás

Bombeiros realizam perícia para identificar causas de vazamento de gás – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND

Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Explosão em restaurante alerta sobre perigos do GLP

Um vazamento de gás provocou uma explosão no interior de um restaurante em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada em um restaurante de sushi, por volta das 5h20 desta quarta-feira (21), no bairro Aeroporto. Apesar da destruição, nenhuma pessoa se feriu.

Fachada do restaurante ficou destruída – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a causa do incêndio foi identificada durante vistoria, que observou um ponto de GLP ao lado de um fogão industrial. “A mangueira estava desconectada abaixo de uma fritadeira”.

A explosão causou avarias em aberturas e beirais de propriedades vizinhas ao restaurante, mas não provocou danos estruturais, conforme relatado pelos bombeiros. O local foi isolado e será periciado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.