Polêmica na UFSC: vereadores discutem audiência pública sobre retirada de homenagem a reitor

Busto do ex-reitor João David Ferreira Lima

A Câmara de Florianópolis discute a realização de uma audiência pública sobre a proposta, em pauta no Conselho Universitário, de retirada da homenagem ao ex-reitor João David Ferreira Lima, que dá nome ao campus. O requerimento foi apresentado pela vereadora Manu Vieira (PL). “A honraria João David Ferreira Lima, que reconhece o legado de uma figura central na consolidação da UFSC como instituição de excelência, carrega um peso simbólico e histórico que não pode ser negligenciado”, afirma Manu. O tema rendeu discussão na sessão desta terça-feira (20). Da bancada de esquerda, Carla Ayres (PT) e Leonel Camasão (PSol), por exemplo, defenderam a autonomia da universidade e a pertinência do revisionismo histórico.

REPÚDIOA polêmica também entrou na pauta do vereador Ingo Câmara (PL), que entrou com pedido de aprovação de uma moção de repúdio contra o relatório da Comissão da Memória e Verdade da UFSC, que coloca o primeiro reitor da instituição como colaborador da ditadura militar – informação contestada com veemência pela família de Ferreira Lima. O assunto deve voltar à baila na próxima reunião do conselho, no próximo dia 27.

GAMES
A Asantee Games, desenvolvedora do premiado Magic Rampage, transferiu sua sede de Campo Grande (MS) para Palhoça, na Grande Florianópolis. É resultado do SC Games, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina para fortalecer esse ecossistema e promover a inovação no setor. “Nosso objetivo é impulsionar a inovação e criar um ambiente favorável para empresários, desenvolvedores e jogadores, e a Asantee Games tem demonstrado compromisso com essa visão. Acreditamos que essa colaboração trará novas oportunidades para o ecossistema, fomentando talentos e elevando o setor a um novo patamar no estado”, afirma Heleno Orlandino Martins Júnior, coordenador de Inovação da secretaria.

REJEITADA A Câmara de Florianópolis rejeitou, na sessão desta segunda-feira (19), a realização de uma reunião ampliada para discutir o projeto que prevê o leilão do prédio da antiga rodoviária, na avenida Mauro Ramos. A proposta foi uma iniciativa do vereador Leonel Camasão (PSol). E aprovou uma audiência pública, requerida pela vereadora Ingrid Sateré Mawé, do mesmo partido, sobre as condições de trabalho de motoboys e entregadores por aplicativo.

ROCK & ERUDITO – A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) apresenta, nesta sexta-feira (23), às 20h, no teatro do CIC, o “Oscca Rock City: o rock em sintonia, com arranjos inéditos de sucessos de bandas como Scorpions, AC/DC, Guns N´Roses, Bon Jovi, Aerosmith, Angra e outros. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Pensanoevento.

INOVAÇÃO NO VAREJO
Será entre os dias 16 e 18 de junho, no Expocentro Balneário Camboriú, a Exposuper 2025. Na programação, palestras sobre empreendedorismo e inovação. Entre os convidados, está o fundador da Reserva, Rony Meisler, que vai apresentar a palestra “Rebeldes têm asas: estratégias para construir marcas fortes e liderar com protagonismo”, abordando a gestão com propósito e os impactos da transformação digital no comportamento do consumidor. Na mesma linha de reflexão sobre mudanças de mercado, Fábio Neto, diretor de Estratégia da StartSe, vai ralar sobre o tema “Transformação do varejo: tendências que estão redesenhando o mercado”, conectando o setor supermercadista às pautas do Vale do Silício. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site oficial do evento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.