Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau fecha parceria com SUS para exames gratuitos de ultrassom

Um sonho antigo da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Blumenau vai se realizar no dia 27 de maio. Na ocasião, o Rotary Club de Blumenau-Norte doará oficialmente para a entidade um  equipamento para exames de ultrassom pélvico, transvaginal e de mama – os dois últimos com alta demanda reprimida no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com previsão de começar os atendimentos na segunda quinzena de junho, até 2 mil mulheres por ano poderão fazer os exames de graça. A gratuidade será possível por meio de um convênio firmado entre a RFCC Blumenau e a Secretaria de Saúde de Blumenau.

A cerimônia de entrega do aparelho de ultrassom está marcada para 19h30 na sede da RFCC, com a presença de autoridades, representantes da comunidade, patrocinadores, imprensa e outros convidados.

“O ultrassom é um desejo da Rede Feminina há muitos anos, que conseguimos viabilizar com a atual diretoria. O movimento começou na gestão da presidente anterior, Sueli Cristofolini. Eu tive a honra e a responsabilidade de seguir com o projeto, que vai impactar positivamente na qualidade de vida das nossas pacientes”, comemora a presidente da RFCC, Jandira Pavesi.

O ultrassom já está instalado na sede da RFCC, bem como a equipe técnica de voluntárias já foi capacitada pela médica radiologista Irene Wiggers, profissional parceira com mais de 35 anos de experiência na área. Para iniciar os atendimentos, faltam alguns trâmites burocráticos e ajustes de integração do sistema da RFCC com o sistema do ultrassom.

A aquisição custou US$ 41,5 mil para o Rotary Club de Blumenau-Norte, com recursos da Fundação Rotária Internacional e do Rotary Club of Kelowna, do Canadá, apoio de outros nove clubes rotarianos de Blumenau, além de patrocínio de empresas, associações e pessoas da comunidade. Neste valor ainda está inclusa a compra de um servidor para administrar os dados de todas as pacientes cadastradas na RFCC, o que vai facilitar significativamente a gestão de dados, recursos e serviços.

“Faz parte da nossa missão servir ao próximo. Portanto, nós rotarianos não medimos esforços para mobilizar agentes locais e globais para provocar essa transformação positiva numa entidade que há 52 anos mantém o compromisso com a excelência no cuidado à saúde da mulher”, conta Lauro de Souza, diretor de comissão da Fundação Rotária Internacional.

O ultrassom é ferramenta essencial no diagnóstico e monitoramento da saúde mamária, pélvica e transvaginal, sendo especialmente valorizado por sua segurança, ausência de radiação e alta resolução em tecidos moles. Na avaliação da saúde mamária, complementa a mamografia e oferece informações valiosas sobre a anatomia das mamas e possíveis patologias, já que é capaz de distinguir entre lesões císticas e sólidas, caracterização de nódulos e massas detectadas durante exames clínicos ou de imagem.Na pelve, o exame permite a avaliação detalhada de útero, ovários e outras estruturas. Já o ultrassom transvaginal proporciona imagens mais precisas e detalhadas dos órgãos reprodutivos femininos, permitindo a detecção precoce de alterações como cistos, miomas, endometriose e câncer, além de acompanhamento da fertilidade e de gestações em período inicial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.