Representantes de outras religiões participaram da Missa de início do pontificado do Papa Leão XIV e ressaltaram o perfil do novo Pontífice
Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV / Foto: LaPresse/Sipa USA via Reuters Connect
Representantes budistas, hinduístas, jainistas e mulçumanos pediram para participar da Missa de início do Pontificado do Papa Leão XIV no domingo, 18, segundo informou o prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal George Koovakad, e foram recebidos em audiência nesta segunda-feira, 19.
Cardeal Koovakad afirmou que “essa presença fraterna e amigável é o fruto maduro de sessenta anos de um processo de diálogo inter-religioso iniciado com a Nostra Aetate; por outro, não se pode deixar de se impressionar com o desejo expressado por outras crenças de compartilhar com os católicos os primeiros passos do novo caminho que o atual Papa indicará à Igreja e à comunidade global de fiéis”, afirmou.
As vozes dos representantes de outras religiões
De acordo com o consultor e comissário coordenador da Liga Muçulmana Mundial junto ao Vaticano, Abdulaziz Sarhan, a paz é tema de destaque no novo pontificado de Leão XIV. “Perdemos o Papa Francisco, que era um homem precioso, e queremos trabalhar com o novo Papa, que desde o início falou sobre a paz — tema central para a Liga Muçulmana Mundial, que mantém relações fortes e históricas com o Vaticano”, expressou.
O presidente do Fundo Fiduciário Zoroastrista da Europa, Malcom M. Deboo, enfatiza que a unidade é fundamental. “O mundo enfrenta diversos desafios e precisamos enfrentá-los juntos. Nenhuma comunidade religiosa pode fazê-lo sozinha, mas juntas podemos colaborar pela paz”, frisou.
Sobre esse mesmo tema, também falou o presidente do Comitê Judaico Internacional para Consultas Inter-religiosas (IJCIC), rabino Mark Dratch, representando a parceria do mundo judaico no diálogo com o Vaticano.
O rabino Dratch recorda que desde a Nostra Aetate, a relação entre o mundo católico e o judaico evoluiu positivamente em várias direções, em termos de fraternidade, respeito e compreensão mútua.
“Estamos ansiosos para desenvolver nosso relacionamento com o Papa Leão e fortalecer os laços entre as comunidades judaicas e católicas, não apenas no nível da liderança, mas também entre os fiéis de nossas congregações, para que as pessoas em nossas comunidades se conheçam e se apreciem mutuamente”, disse.
A atenção aos que estão à margem
O olhar para a herança do passado e, ao mesmo tempo, para as esperanças do futuro em um momento de transição também foram citados pela irmã Maureen Goodman, da Brahma Kumaris, que há várias décadas atua no âmbito inter-religioso e já encontrou diversos Pontífices representando sua tradição.
Antes da audiência de ontem, ela compartilhou que gostaria de parabenizar o Papa Leão XIV e fazê-lo saber que, em seu trabalho em favor da humanidade, estaremos ao seu lado para apoiá-lo.
“Fui profundamente tocada pela obra do Papa Francisco e acredito que o Papa Leão está seguindo seus passos, especialmente no que diz respeito à inclusão, sendo muito atento às necessidades daqueles que estão à margem da sociedade”, comentou.
A presidente designada da organização budista Rissho Kosei-kai e neta de Nikkyo Niwano, Também Mitsuyo Niwano, assegurou ao Papa Leão XIV: “Caminharemos junto com ele”. Mitsuyo explica que “a forma do diálogo pode mudar com o tempo, à medida que a sociedade se transforma, mas o diálogo continua”. De fato, “talvez no passado fosse importante encontrar os pontos em comum no diálogo; hoje, podemos aceitar não concordar em tudo e ainda assim trabalhar pela paz, aceitando nossas diferenças”.
Um diálogo humilde e concreto
“Se, como diz o provérbio, ‘o bom dia se vê desde cedo’ (ou, neste caso, desde o entardecer, na noite da eleição!), não há dúvida de que o diálogo inter-religioso será uma das prioridades do empenho missionário deste pontificado”, conclui o prefeito Koovakad.
“A curto prazo, o Papa Leão XIV parece querer encarnar uma espiritualidade do diálogo humilde, concreta e profética, capaz de construir pontes sem abrir mão da identidade. Um Papa que escuta, acolhe e caminha com todos”, concluiu.
O post Líderes religiosos: Em unidade com Leão XIV pelo diálogo e a paz apareceu primeiro em Notícias.