Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nesta segunda-feira (19), a Qualcomm anunciou que produzirá chips para serem utilizados em data centers da Nvidia. Eles terão capacidade de se conectar com chips de IA da empresa, que dominar o setor. Esses componentes da Nvidia são sempre emparelhados com CPUs, um mercado tradicionalmente dominado pela Intel e pela AMD. A empresa entrou no mercado de CPUs por conta própria, projetando um chip que usa tecnologia da Arm Holdings para desenvolver sua própria CPU “Grace”.
Mas depois de adquirir uma equipe de ex-designers de chips da Apple em 2021, a Qualcomm reviveu discretamente esses esforços, novamente mantendo discussões com a Meta sobre uma CPU para data centers. A Qualcomm confirmou na semana passada que assinou um memorando de entendimento com a empresa de inteligência artificial da Arábia Saudita Humain para desenvolver uma CPU de data center personalizada.
A Qualcomm disse que seus futuros chips usarão tecnologia da Nvidia para se comunicarem rapidamente com os processadores gráficos (GPUs) da mesma marca, que são a base do portfólio de chips de IA da empresa.
“Com a capacidade de conectar nossos processadores personalizados à arquitetura em escala de rack da Nvidia, estamos avançando em uma visão compartilhada de computação de alto desempenho com eficiência energética para o data center”, disse o presidente-executivo da Qualcomm, o brasileiro Cristiano Amon.
O post Qualcomm Produzirá Chips para Data Centers da Nvidia apareceu primeiro em Forbes Brasil.