ABC do Vinho: o Que Você Precisa Saber sobre o Cabernet-Sauvignon

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

O Cabernet Sauvignon é o vinho tinto mais popular do mundo. Conhecido como “Rei Cab”, o vinho é famoso por sua estrutura tânica, sabores de amora e cassis, e capacidade de envelhecimento. É feito a partir de uvas de casca vermelha que prosperam em uma variedade de climas. Como é relativamente fácil de cultivar e todos gostam de bebê-lo, o Cabernet tem sido plantado em todo o mundo.

O que é Cabernet Sauvignon?
Cabernet Sauvignon é uma uva de vinho de casca vermelha. Apesar da reputação do Cab como rei, ele é, na verdade, o “filho do amor” das variedades francesas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

De onde vem o Cabernet Sauvignon?
Ele se originou em Bordeaux, na França, onde compõe uma grande porcentagem dos blends tintos produzidos na margem esquerda, conhecida como Médoc. Claro, o Cabernet Sauvignon é cultivado em toda Bordeaux e, de fato, em toda a Europa, da Espanha à Itália e à Áustria. Também é popular no Novo Mundo, encontrado em lugares como África do Sul, Chile, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Por conta de sua popularidade generalizada, o Cabernet Sauvignon agora é considerado uma variedade “internacional”.

Qual é o sabor do Cabernet Sauvignon?
Normalmente, o vinho é seco, encorpado, com acidez média, taninos de moderados a altos e teor alcoólico que varia entre 13% e 15%. O melhor Cabernet Sauvignon possui sabores complexos que incluem grafite, ervas, amoras e cassis, além de notas de cedro e especiarias de confeitaria quando envelhecido em carvalho francês.

Quanto de álcool tem uma garrafa desse vinho?
O teor alcoólico do Cabernet Sauvignon depende de onde é cultivado, já que o clima influencia o grau de maturação, o que por sua vez afeta o nível de álcool. Cabernet Sauvignon de regiões mais frias, como a França, frequentemente tem entre 13% e 14% de álcool por volume (ABV), mas pode chegar a 14,5% quando cultivado em climas mais quentes, como na Califórnia e na Austrália.

Cabernet Sauvignon é doce ou seco?
O Cabernet Sauvignon é quase sempre produzido em estilo seco. Lembre-se: sentir sabores de frutas como amora não é o mesmo que sentir doçura de açúcar. Um vinho seco significa que, após as uvas serem prensadas, o açúcar do mosto é convertido em álcool pelas leveduras. Quando todo o açúcar é convertido, resulta em um vinho completamente seco.

Às vezes, um pouco de açúcar, chamado açúcar residual (RS), permanece. Isso pode ser intencional, para dar um leve toque de riqueza e doçura ao vinho, ou pode ocorrer porque a levedura não finalizou a fermentação. Alguns gramas por litro de RS ainda são considerados compatíveis com um vinho seco.

Quantas calorias e carboidratos tem o Cabernet Sauvignon?
O Cabernet Sauvignon é normalmente seco (conforme explicado acima). Claro, um vinho com pouco ou nenhum açúcar ainda contém calorias. As calorias do Cabernet Sauvignon vêm do álcool. Normalmente, uma taça de 150 ml de Cabernet Sauvignon tem cerca de 125 calorias, ou 625 calorias em uma garrafa de 750 ml. Se o Cabernet Sauvignon tiver um toque de açúcar residual, o vinho terá carboidratos, mas em pequena quantidade. Vinhos secos geralmente variam entre zero e 4 gramas de carboidratos.

Como devo servir o Cabernet Sauvignon?
Como todos os tintos, ele tem uma faixa ideal de temperatura. Quando está muito quente, o álcool se destaca demais. Muito frio, e os aromas e sabores ficam apagados. A faixa ideal para servir o Cabernet Sauvignon é entre 15,5°C e 18°C, o que pode ser alcançado deixando-o 15 minutos na geladeira. Se você não terminar a garrafa, recoloque a rolha e guarde-a novamente na geladeira. Os sabores se manterão frescos por 2 a 4 dias. Depois disso, o vinho começará a oxidar.

Harmonização com alimentos: o que combina e o que não combina com Cabernet Sauvignon?
As melhores harmonizações com Cabernet Sauvignon consideram o sabor profundo do vinho e seu alto teor de taninos. Essas qualidades fazem do Cabernet um parceiro ideal para carnes vermelhas grelhadas, assadas ou braseadas, carnes de caça e molhos saborosos como pimenta ou demi-glace.

Harmonizações que não funcionam com Cabernet Sauvignon são alimentos leves e delicados. Por quê? O sabor intenso e a estrutura robusta do vinho os sobrepujam. Pense em frutos do mar, mariscos, saladas e vegetais frescos. Claro, há sempre exceções para toda regra.

Qual é a diferença entre Cabernet Sauvignon e Pinot Noir?
Cabernet Sauvignon e Pinot Noir são duas uvas tintas diferentes. O Pinot Noir é uma variedade de casca fina que produz vinhos de cor clara, teor alcoólico de leve a médio, com alta acidez, elegância e aromas de frutas vermelhas (oxicoco, framboesa, cereja vermelha).

O Pinot Noir é há muito tempo famoso entre os amantes de vinho pelos estilos refinados da Borgonha e pelas expressões mais maduras da Califórnia e do Oregon. Já o Cabernet Sauvignon tem mais taninos, corpo, álcool e coloração mais escura, e vem da margem esquerda de Bordeaux, onde ganhou fama com os vinhos do Médoc, especialmente Margaux e Pauillac.

O post ABC do Vinho: o Que Você Precisa Saber sobre o Cabernet-Sauvignon apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.