
A prefeitura de Florianópolis assina nesta segunda-feira (19) o convênio para a implantação dos primeiros trechos de BRT na Capital.
O sistema, com faixas exclusivas e estações para ônibus do transporte coletivo, será viabilizado por meio do novo Programa de Aceleração de Crescimento, do governo federal, que prevê repasse de R$ 159,1 milhões. O valor foi liberado pelo Ministério das Cidades, que aprovou a proposta apresentada pelo município.
No convênio, de acordo com o Executivo, estão contemplados os trechos 1 e 2 do BRT em Florianópolis, além de faixa exclusiva na avenida Mauro Ramos. Os dois primeiros compreendem a extensão entre o TITRI até Saco dos Limões, um trecho de 5,2 km, que passa próximo à UFSC e corta o bairro Pantanal.
Já na Mauro Ramos, que faz conexão com a Beira Mar Norte, em trecho de 2,67 km estão previstas adequações com o objetivo de priorizar o transporte público coletivo também naquela região.
O projeto contemplado engloba ainda a readequação e implantação de 20 abrigos de ônibus e 9 estações de embarque de passageiros. O prazo de execução das obras é de três anos.
Depois da assinatura do convênio, o projeto passa ainda por revisão junto à empresa contratada. Em seguida, há análise e aprovação da Caixa Econômica Federal e o lançamento do processo licitatório. Estima-se o prazo de 6 a 8 meses para estas etapas.