Composição foi criada por Martinho da Rocha, fundador de empresa que fornece incensos ao Vaticano desde 2007, e é inspirada em encíclica de São João XXIII
Da Redação, com Vatican News

Martinho Rocha em encontro com o Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli / Foto: Arquivo pessoal
O Papa Leão XIV presidirá neste domingo, 18, a Missa de início do seu pontificado. Este momento tão especial na Praça São Pedro contará com participação brasileira um tanto diferente: o incenso que será usado na celebração.
A composição é assinada por Martinho da Rocha, fundador de uma empresa que desde 2007 fornece incensos para a Sacristia Pontifícia. Ele chegou a Roma nesta semana e entregou pessoalmente o incenso, nas mãos do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli.
A nova composição leva o nome Pacem in Terris, que significa “Paz na Terra”. Em entrevista à mídia vaticana, Martinho esclareceu que o nome não foi escolhido após o primeiro discurso do Papa Leão XIV, que tratou amplamente sobre a paz, mas inspirado na encíclica homônima de São João XXIII, publicada em 1963.
O autor define o incenso como uma oração pela paz mundial, uma invocação de sabedoria para o novo Papa e um sinal de colaboração fraterna entre os povos. “Podemos dizer que a Missa do Papa Leão XIV, assim como seu discurso, será marcada pela paz. A fumaça perfumada que se eleva aos céus não é apenas incenso: é oração, é memória, é esperança”, comentou Martinho.
Composição do incenso
Mais do que um gesto simbólico, o incenso brasileiro é também uma expressão litúrgica profunda. Inspirado nos quatro pilares propostos por São João XXIII em sua encíclica — Verdade, Justiça, Caridade e Liberdade —, cada elemento do incenso representa um valor espiritual:
- Olíbano: representa a verdade divina e a oração que sobe aos céus.
- Mirra e estoraque: evocam a justiça e a purificação.
- Nardo e rosa: representam a caridade sacrificial e o amor divino/ecumênico.
- Lavanda: simboliza a liberdade interior, serenidade e esperança.
A mistura também traz, em pequenas doses, três incensos que marcam pontificados anteriores: Urbi et Orbi, Misericordiae e Benedictus. Segundo Martinho, essa inserção é um “elo de continuidade entre os papas” e um gesto de gratidão à história recente da Igreja.
O post Missa de início de pontificado de Leão XIV terá incenso brasileiro apareceu primeiro em Notícias.