Florianópolis diversifica turismo e impulsiona mercado de locação short stay na baixa temporada

Florianópolis, tradicionalmente reconhecida por suas belas praias e pelo intenso fluxo turístico durante o verão, tem passado por uma transformação significativa em seu mercado de locações de curta duração, conhecidas como short stay. A cidade hoje é um importante polo tecnológico do Brasil, já sendo chamada de “Ilha do Silício”, por reunir muitas empresas de tecnologia do país e por ser também um dos destinos preferidos dos nômades digitais. Além disso, a cada ano a capital catarinense vem se consolidado como destino para eventos corporativos e esportivos, contribuindo para a redução da sazonalidade e impulsionando a economia local durante a baixa temporada.

Redução da sazonalidade e impacto econômico

Historicamente, o turismo em Florianópolis apresentava forte dependência do verão, resultando em períodos de baixa ocupação nos meses seguintes. No entanto, a crescente realização de eventos corporativos e esportivos tem alterado esse cenário. Competições como a Maratona de Florianópolis têm atraído milhares de participantes e espectadores – foram 16 mil inscritos na edição de 2024, movimentando a rede hoteleira e o setor de locações de curta duração. Esses eventos não apenas aumentam a visibilidade da cidade, mas também reforçam sua reputação como destino importante no turismo esportivo.

Eventos corporativos e esportivos reduzem sazonalidade e fortalecem economia local. Divulgação

A Me2 Rentals, empresa catarinense que administra mais de 250 imóveis para locação no modelo short stay somente em Florianópolis, durante a Maratona de Florianópolis que aconteceu em agosto de 2024 teve 100% de ocupação dos imóveis nos bairros Centro e Agronômica. As diárias médias cobradas foram de R$ 433,00, que equivale a 54% do valor médio em diárias cobrado no período de Reveillon. Faltando 4 meses para a edição 2025 da Maratona, os imóveis da Me2 já estão com taxa de ocupação de 43%.

“Os dados fornecidos pela nossa plataforma e pelo robô de precificação desenvolvido pela nossa equipe, mostram a tendência de que teremos novamente 100% de ocupação no período do evento, com média de faturamento que pode ultrapassar os 10% em relação ao ano anterior”, prevê Eduardo Medeiros, CEO da empresa.

Eduardo Medeiros, CEO da Me2 Rentals Experience. Foto: Darline dos Santos

Além disso, o turismo de negócios e eventos tem registrado crescimento expressivo. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), o setor apresentou um aumento de 75,6%, impulsionado por receitas de empresas relacionadas, como transporte de passageiros, locação de automóveis, serviços de bufê, restaurantes e hospedagem. Essa tendência também contribui para a diminuição da sazonalidade, mantendo a cidade ativa economicamente ao longo do ano.

Outro evento que se destaca também realizado no segundo semestre é o Startup Summit, evento de tecnologia que chega a reunir 10 mil participantes no Centro Sul vindos de todas as regiões do país. Durante a edição de 2024 gerou uma ocupação nos imóveis administrados pela Me2 Rentals de 83% nas regiões centrais da capital catarinense.

Oportunidades no mercado de locação short stay

A diversificação do turismo em Florianópolis tem criado oportunidades promissoras para investidores no mercado de locações de curta duração. Empresas como a Me2 Rentals Experience, liderada pelo CEO Eduardo Medeiros, destacam-se ao oferecer acomodações que atendem às necessidades de turistas e participantes de eventos durante todo o ano. “A modalidade short stay é próspera e segura para investimentos, especialmente em cidades litorâneas que atraem diversos perfis de visitantes” ressalta Medeiros.

A Me2 Rentals tem investido em tecnologia para otimizar a precificação dos aluguéis, ajustando os valores de acordo com a demanda e eventos na cidade. Em março de 2024 desenvolveu um algoritmo que ajusta os preços dinamicamente. Em períodos de alta demanda o faturamento de algumas unidades chegou a dobrar, enquanto que o crescimento médio global ficou entre 20 e 25%.

Expectativas para o futuro

Com a continuidade da realização de eventos e o fortalecimento do turismo de negócios, as expectativas para o mercado de locação short stay em Florianópolis são positivas. A cidade segue investindo em infraestrutura e promovendo iniciativas que visam atrair visitantes durante todo o ano, consolidando-se como um destino versátil e economicamente dinâmico.

Esta combinação de eventos corporativos e esportivos, mais o desenvolvimento de Florianópolis como um polo tecnológico, tem sido fundamental para reduzir a sazonalidade do turismo em Florianópolis, beneficiando diretamente o mercado de locações de curta duração e fortalecendo a economia local na baixa temporada.

O conteúdo Florianópolis diversifica turismo e impulsiona mercado de locação short stay na baixa temporada aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.