Prefeito Egidio libera vereadores da base para assinarem pedido de CPI do Esgoto

Depois da confirmação da quinta assinatura no pedido de CPI – condição mínima para conseguir que o pedido fosse protocolado – para investigar o contrato do saneamento básico em Blumenau, a Prefeitura anunciou que o prefeito Egidio Ferrari (PL) liberou os vereadores da base para assinarem o requerimento, protocolado pela bancada do Novo na Câmara de Blumenau.

“Estou fazendo um governo transparente e é fundamental que todos os aspectos sejam debatidos abertamente”, afirmou Egidio, que comunicou ao líder de governo, Flávio Linhares (PL).

Apesar do comunicado afirmar que o prefeito teve a reunião com seu líder de Governo no começo da tarde, o anúncio só veio no final da tarde, depois que Jean Volpato (PT) garantiu a última assinatura necessária.

Estava escrito que iria acontecer, mas a administração municipal não acreditou. Na sessão de terça-feira, o articulador político do prefeito, Dênio Scotini, Chefe de Gabinete, bateu ponto e ouviu de alguns vereadores da base o pedido para que todos pudessem assinar. Mas não orientou neste sentido, apostando que Volpato talvez não assinasse.

Agora a CPI vai sair do papel – a não ser que tenha algum percalço jurídico – e resta saber como o governo vai se organizar para evitar estragos. Todos os últimos quatro prefeitos, incluindo Egidio Ferrari, têm alguma responsabilidade neste quinto aditivo.

E aqui, responsabilidade não tem relação com alguma eventual irregularidade ou falha, mas no sentido literal da palavra, pois as assinaturas dos gestores que estão no contrato e seus aditivos são deles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.