Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Sendo a primeira grande rede da China de fast food a operar no Brasil, conhecida desde 2005 por Mixue, a empresa especializada em bubble tea e sorvetes já possui cerca de 45 mil lojas em até 12 países do mundo e já anunciou investimento inicial de R$ 3,2 bilhões para sua chegada em terras brasileiras.
Em 1997, o estudante universitário Zhang Hongchao, na época com 21 anos, teve a ideia de abrir uma barraca de doces com o dinheiro da avó e uma carrinho de raspadinhas de gelo na China. Dois anos depois, Zhang abriu a primeira loja Mixue Bingcheng com uma linha de produtos mais diversa: incluindo desde limonada a milkshakes.
Vinte e oito anos depois, o empresário chinês é reconhecido como um dos bilionários da Lista dos Bilionários 2025 divulgada pela Forbes e construiu uma empresa que supera gigantes concorrentes como McDonald’s (com 41 mil lojas) e Starbucks (40 mil), segundo reportagem do The Wall Street Journal.
Popular por seus preços baixos, a empresa – que vende casquinhas por menos de US$ 1 na Ásia e Austrália hoje – vem desde 2007 investindo na produção própria de matérias-primas e no controle das etapas dos processos. A rede tem a previsão de criar até 25 mil empregos até 2030 e encerrou o último ano, segundo a empresa de pesquisa Technomic, com mais lojas que as conhecidas redes do mercado global.
Apresentando uma identidade visual simples, a marca com cor vermelha acompanha um mascote simpático conhecido por “Snow King”, uma figura que constrói uma imagem de “novo ícone nacional” muito semelhante às de suas concorrentes. Além disso, a Mixue adota também o formato “takeaway” (traduzido em português “para a viagem”), reforçando ainda mais a agilidade que o modelo fast-food exige.
O post Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador apareceu primeiro em Forbes Brasil.