
No encontro “Brazilian Week”, algumas definições de negócios aconteceram e, também, há um bocado de expectativa. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, secretários e empresários fazem sucessivas reuniões para tentar atrair multinacionais para o Estado. “Santa Catarina é a bola da vez” disse Jorginho, esperançoso em captar alguns bilhões de dólares para cá. E destacou possibilidades de parcerias público privadas em áreas como infraestrutura, portos, aeroportos.
Junto com sua equipe mostrou os incentivos fiscais que podem fazer brilhar os olhos puxados a se interessar em fazer negócios com e em Santa Catarina. Outros dados sempre muito valorizados nas apresentações oficiais são o IDH, bem acima da média nacional, a distribuição econômica distribuída pelas regiões do Estado, a renda per capita catarinense – de R$ 2.601,00, a quarta maior do país; o fator segurança pública e a força empreendedora da sociedade. Sim. Santa Catarina (e o Sul, em geral) são diferenciados, quando consideramos que o Brasil como um todo, é um país rico com uma população muito pobre.
Então, mesmo assim, o que temos de concreto em investimentos anunciados por grupos chineses nesta semana foge do script ufanista. O que está definido:
1. Multinacionais chinesas anunciaram que vão aplicar mais de 27 bilhões de reais no Brasil!
2. Onde?
3. Ponta Grossa, no Paraná, vai ganhar fábrica de pneus de R$ 6,2 bilhões de investimentos, numa parceria da chinesa LingLong com a XBRI Pneus.
4. A Environ fará aporte de R$ 5 bilhões na produção de combustível de aviação, tendo a cana de açúcar como matéria prima, tendo como foco a transição energética.
5. O grupo CGN vai investir R$ 3 bilhões em negócios de energias renováveis. Onde? No Piauí.
6. A região do agronegócio, o Centro Oeste, foi escolhida pela montadora de veículos GAC. No Estado de Goiás vai investir R$ 7,4 bilhões na construção de fábrica de carros elétricos e híbridos.
7. Também a GAC vai montar um grande centro de desenvolvimento e pesquisa…no Nordeste.
8. E a GWM vai dispor de R$ 6 bilhões em unidade de veículos no Brasil, com o objetivo de atender ao mercado brasileiro e da América Latina.
Ok. Então, se de fato somos a bola da vez, está na hora da bola rolar no campo de Santa Catarina.
China, importante parceiro
As exportações de produtos catarinenses aumentaram 7,5 por cento nos quatro primeiros meses deste ano na comparação com igual período de 2024. Os negócios somaram 3,85 bilhões de dólares. E a China é o segundo maior importador, com 372,3 milhões de dólares, atrás, apenas dos Estados Unidos.
Tupy amplia negócios
A Tupy, multinacional sediada em Joinville, está investindo R$ 400 milhões em máquinas e equipamentos e vai criar 150 novos postos de trabalho. A empresa foi contemplada com benefício fiscal TTD) que permite transferir créditos de ICMS acumulados para financiar novos negócios e/ou projetos.